sexta-feira, 31 de maio de 2019

Catequese diária #913

31 de maio de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 1,39-56)

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA


Santo do dia: Santa Petronila.


Santa Camila Batista de Varano.


Beato Mariano de Roccacasale.

Beatos Ricardo Thorpe e Tomás Watkinson.

Beato Nicolau Barré.


São Félix de Nicósia.


São Noé Mawaggali.

Beato Tiago Salomoni.

O Espírito Santo gosta de plasmar a unidade na mais bela e harmoniosa diversidade.

"O serviço é sinal cristão. Quem não vive para servir, não serve para viver. Serviço na alegria, esta é a atitude que gostaria de destacar hoje. Há alegria e também serviço. Sempre para servir."
(Papa Francisco)

https://www.gaudiumpress.org/content/79441-Papa-comenta-licoes-da-Visitacao-de-Maria

"Quando entra na casa de Isabel, a sua saudação é transbordante de graça: João estremece no seio da mãe, como se tivesse sentido a vinda d'Aquele que no futuro ele deverá anunciar a Israel. Os filhos exultam, as mães regozijam-se. Este encontro, impregnado da alegria do Espírito, encontra a sua expressão no cântico do Magnificat.
Não é, porventura, também esta a alegria da Igreja, que acolhe incessantemente Cristo na sagrada Eucaristia e O leva ao mundo com o testemunho da caridade concreta, imbuída de fé e de esperança?"
(Papa Bento XVI)

https://www.gaudiumpress.org/content/79454-2005--Bento-XVI-meditando-o-Misterio-da-Visitacao

"- A humildade de Maria derrama-se no Magnificat... - E tu e eu, que somos - que éramos - uns soberbos, prometemos ser humildes."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/santo_rosario-ponto-2.htm

"Pois 'logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio'. Ele tinha sentido que o Senhor viera para santificar o seu servo ainda antes do seu nascimento."
(Orígenes)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário