segunda-feira, 13 de maio de 2019

Catequese diária #895

13 de maio de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 10,1-10)

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


“Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo."

"O apelo à penitência é um apelo maternal; e, ao mesmo tempo, é enérgico e feito com decisão. A caridade que 'se congratula com a verdade' (1Cor 13, 6) sabe ser clara e firme. O chamamento à penitência como sempre anda unido ao chamamento à oração. Em conformidade com a tradição de muitos séculos, a Senhora da mensagem de Fátima indica o terço – o rosário – que bem se pode definir 'a oração de Maria': a oração na qual Ela se sente particularmente unida connosco. Ela própria reza conosco. Com esta oração do terço se abrangem os problemas da Igreja, da Sé de Pedro, os problemas do mundo inteiro. Além disto, recordam-se os pecadores, para que se convertam e se salvem, e as almas do Purgatório."
(São João Paulo II)

https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1982/documents/hf_jp-ii_hom_19820513_fatima.html

Santo do dia: Santa Inês de Poitiers.


https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56309063

São Servácio de Tongres.


https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22072116

Beata Gema de Goriano Sicoli.

Beata Madalena Albrici.

Santo André Huberto Fournet.


https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8540565

Maria, Virgem de , temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações. Guarda a nossa vida entre os teus braços, guia todos nós no caminho da santidade.

"É através desta atitude que se realiza um relacionamento vivo com Jesus: deixar-me conhecer por Ele. Não me fechar em mim mesmo, abrir-me ao Senhor, para que Ele me conheça. Ele está atento a cada um de nós, conhece profundamente o nosso coração; conhece as nossas qualidades e os nossos defeitos, os projetos que realizamos e as esperanças que foram desiludidas. Mas aceita-nos tal como somos, até com os nossos pecados, para nos curar, para nos perdoar; Ele guia-nos com amor, para podermos percorrer até caminhos impérvios, sem perder o rumo. Ele acompanha-nos."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018/documents/papa-francesco_regina-coeli_20180422.html

"Quem é o mercenário? É o que vê o lobo e foge; o que procura a sua glória, não a glória de Cristo: o que não se atreve a censurar os pecadores com liberdade de espírito. O lobo fila uma ovelha pelo pescoço, o demônio induz um fiel a cometer adultério. E tu te calas, não censuras. És mercenário; viste vir o lobo e fugiste. Talvez digas: não, estou aqui, não fugi. Não, respondo, fugiste porque te calaste; e te calaste porque tiveste medo."
(Santo Agostinho)

http://www.escrivaworks.org.br/book/5/34

"Assim é o nosso educador, bom com justiça. 'O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir' (Mt 20,28). É por isso que, no Evangelho, nos aparece fatigado (Jo 4,5), porque Se fatiga por nós e promete dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20,28). E afirma que só o bom pastor age desta maneira. Que doador magnífico, que dá por nós o que de maior tem: a sua vida! Que benfeitor amigo dos homens, que preferiu ser irmão a ser Senhor deles! Que levou a sua bondade a ponto de morrer por nós."
(São Clemente de Alexandria)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/eu-vim-para-que-tenham-vida-e-tenham-em-abundancia/

"A santidade da Esposa de Cristo sempre se demonstrou - como hoje continua a demonstrar-se - pela abundância de bons pastores. Mas a fé cristã, que nos ensina a ser simples, não nos induz a ser ingênuos. Há mercenários que se calam, e há mercenários que pronunciam palavras que não são de Cristo. Por isso, se porventura o Senhor permite que fiquemos às escuras, mesmo em coisas de pormenor; se sentimos que a nossa fé não é firme, recorramos ao bom pastor, àquele que entra pela porta, exercendo o seu direito, àquele que - dando a vida pelos outros - quer ser, na palavra e na conduta, uma alma enamorada: talvez um pecador também, mas que confia sempre no perdão e na misericórdia de Cristo."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-bom-pastor/

"Aqueles que desejavam reconstruir a sua vida eram os que se mostravam mais disponíveis para ouvir Jesus e tornar-se seus discípulos. Vós podeis seguir as suas pegadas e sentir uma particular proximidade a Jesus, precisamente porque decidistes regressar a Ele. Podeis estar certos de que Jesus, como fez o Pai na narração do filho pródigo, acolhe-vos de braços totalmente abertos. Oferece-vos o seu amor incondicional: e é na profunda amizade com Ele que se encontra a plenitude da vida."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2008/july/documents/hf_ben-xvi_spe_20080718_darlinghurst.html


De Desconocido - https://informando24h.files.wordpress.com/2015/11/rosario1.jpg, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62467430

Nenhum comentário:

Postar um comentário