quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Catequese diária - 1°/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 10,1-12)

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!  5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.

10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

Santo do dia: Santa Teresinha do Menino Jesus.


Por Celine Martin (Sor Genoveva de la Santa Faz) - Archivos del Carmelo de Lisieux, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35129680

São Romano, o Melodista.


Beato Luís Maria Monti.


By Claudio gattei - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=69769146

Beata Cecília Eusepi.


By Anonymous, no author disclosure - http://causa.sanctorum.free.fr/1928.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47567981

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#SantaTeresadeLisieux convida-nos a pôr em prática o pequeno caminho do amor, a não perder a oportunidade dum sorriso, de qualquer pequeno gesto que semeie paz e amizade. #TempoDaCriação

"Deus não poderia inspirar desejos irrealizáveis, portanto posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade."
(Santa Teresinha)

"O foco não é socializar, passar o tempo juntos, não, o foco é anunciar o Reino de Deus, e isto é urgente! E também hoje é urgente! Não há tempo a perder batendo papo, não é preciso esperar o consenso de todos, é preciso ir e anunciar. A todos se leva a paz de Cristo, e se não a acolhem, se segue em frente. Aos doentes se leva a cura, porque Deus quer curar o homem de todo mal. Quantos missionários fazem isto! Semeiam vida, saúde, conforto às periferias do mundo. Que belo é isto! Não viver para si mesmo, não viver para si mesma, mas vive para ir e fazer o bem! (...) Todos devem ser missionários, todos podem ouvir aquele chamado de Jesus e seguir adiante e anunciar o Reino!"
(Papa Francisco)


"Cristo deixa ao cargo da sua Esposa, durante a passagem do tempo, uma parte da oração que recitou quando ofereceu o seu sacrifício. Ainda que esta oração tenha uma eficácia infinita, Nosso Senhor deseja que lhe unamos a nossa. Certo dia em que o nosso Divino Salvador considerava, com o seu olhar divino, a multidão das almas que tinha de resgatar, disse aos seus apóstolos, que enviava a pregar o Evangelho: 'Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe' (Lc 10,2). Os apóstolos deviam ter respondido: 'Senhor, porque nos mandas rezar? Não basta a tua oração?'. Não, não basta: 'Rezai vós também'. Cristo Jesus quer precisar das nossas orações como precisou das dos apóstolos."
(Beato Columba Marmion)


"O fato de que Jesus chame alguns discípulos a colaborar diretamente para a sua missão manifesta um aspecto do seu amor: ou seja, Ele não desdenha a ajuda que outros homens podem oferecer à sua obra; conhece os seus limites, as suas debilidades, mas não os despreza; aliás, confere-lhes a dignidade de ser seus enviados."
(Papa Bento XVI)


"A nossa missão de cristãos é proclamar essa Realeza de Cristo; anunciá-la com a nossa palavra e com as nossas obras. O Senhor quer os seus em todas as encruzilhadas da Terra. A alguns, chama-os ao deserto, desentendidos das inquietações da sociedade humana, para recordarem aos outros homens, com o seu testemunho, que Deus existe. Encomenda a outros o ministério sacerdotal. À grande maioria, o Senhor quere-a no mundo, no meio das ocupações terrenas. Estes cristãos, portanto, devem levar Cristo a todos os ambientes em que se desenvolve o trabalho humano: à fábrica, ao laboratório, ao trabalho do campo, à oficina do artesão, às ruas das grandes cidades e às veredas da montanha."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário