terça-feira, 10 de agosto de 2021

Catequese diária - 10/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 12,24-26)

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.

25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

Santo do dia: São Lourenço.


By Adam Elsheimer - This file was donated to Wikimedia Commons as part of a project by the Metropolitan Museum of Art. See the Image and Data Resources Open Access Policy, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60864143

Beato Agostinho Ota.

Três coisas que você pode fazer para catequizar os seus filhos em casa:


Oração a São Domingos por pureza, fidelidade e caridade:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus não recorre a acontecimentos extraordinários, mas realiza a sua obra na aparente monotonia do dia a dia, no ritmo por vezes extenuante das atividades, nas pequenas coisas que realizamos com humilde tenacidade procurando cumprir a sua vontade.

"São Lourenço era diácono em Roma e os perseguidores da Igreja pediram-lhe que entregasse os tesouros da Igreja. Para obter um verdadeiro tesouro no Céu, ele sofreu tormentos cujo relato causa horror: foi deitado numa grelha, sobre as chamas. […] No entanto, triunfou de todas as dores físicas, pela extraordinária força que extraía da sua caridade e do auxílio daquele que o tornava inquebrável.
(...)
Lourenço provocara a cólera dos perseguidores […] dizendo-lhes: 'Tragam-me várias carroças onde eu possa levar-vos os tesouros da Igreja' Trouxeram-lhas; ele encheu-as de pobres e enviou-lhos, dizendo: 'Eis os tesouros da Igreja'."
(Santo Agostinho)


"Isto é, quem quiser conservar a sua vida para si, viver só para si próprio, agarrar tudo para si e desfrutar todas as suas possibilidades… tal pessoa perde a vida. Esta torna-se chata e vazia. Somente no abandono de si mesmo, apenas no dom desinteressado de mim em favor do outro, unicamente no 'sim' à vida maior, própria de Deus, é que a nossa vida se torna vasta e grande."
(Papa Bento XVI)


"A cruz de Cristo é fecunda. Com efeito, a morte de Jesus é uma fonte inesgotável de vida nova, porque traz em si a força regeneradora do amor de Deus. Imergidos neste amor pelo Batismo, os cristãos podem tornar-se 'grãos de trigo' e dar muito fruto se, como Jesus, 'perderem a própria vida' por amor de Deus e dos irmãos."
(Papa Francisco)


"Tal como o grão de trigo, temos necessidade da morte para ser fecundos.
Tu e eu queremos abrir, com a graça de Deus, um sulco profundo e luminoso. Por isso, temos que deixar o pobre homem animal e lançar-nos pelos campos do espírito, dando sentido sobrenatural a todas as tarefas humanas e, ao mesmo tempo, aos homens que nelas trabalham."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário