sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Catequese diária - 20/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 22,34-40)

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Santo do dia: São Bernardo de Claraval.

São Samuel, profeta.

By dun_deagh - https://www.flickr.com/photos/dun_deagh/7068789723/, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56887153

Maria, Estrela do Mar: “Se és agitado pelas ondas, olha para a estrela: invoca Maria!”

(São Bernardo)

https://pt.aleteia.org/2019/08/26/maria-estrela-do-mar-se-es-agitado-pelas-ondas-olha-para-a-estrela-invoca-maria/

"Meu Deus, eu Te amo, mas... ensina-me a amar!"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-423.htm

"Dado que Deus foi o primeiro a amar-nos (cf. 1 Jo 4, 10), agora o amor já não é apenas um 'mandamento', mas é a resposta ao dom do amor com que Deus vem ao nosso encontro."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20051225_deus-caritas-est.html

"O que Jesus propõe nesta página evangélica é um ideal maravilhoso, que corresponde ao desejo mais autêntico do nosso coração. Com efeito, fomos criados para amar e ser amados. Deus, que é Amor, criou-nos para nos tornarmos partícipes da sua vida, para sermos amados por Ele, para o amar e para amar juntamente com Ele todas as pessoas. Este é o 'sonho' de Deus para o homem. E a fim de o realizar precisamos da sua graça, necessitamos receber em nós a capacidade de amar, que provém do próprio Deus. Jesus oferece-se a nós na Eucaristia exatamente por isso. Nela recebemos o seu Corpo e o seu Sangue, ou seja, recebemos Jesus na expressão máxima do seu amor, quando Ele se ofereceu ao Pai para a nossa salvação."

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20171029.html

"Como vai esse coração? - Não te inquietes; os santos - que eram seres bem constituídos e normais, como tu e como eu - sentiam também essas 'naturais' inclinações. E se não as tivessem sentido, a sua reação 'sobrenatural' de guardar o coração - alma e corpo - para Deus, em vez de entregá-lo a uma criatura, pouco mérito teria tido.

Por isso, uma vez visto o caminho, creio que a fraqueza do coração não deve ser obstáculo para uma alma decidida e 'bem enamorada'."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-164.htm

"Para podermos amar muito a Deus no Céu, temos primeiro de O amar muito na Terra. O grau do nosso amor a Deus no fim da vida será a medida do nosso amor a Deus durante a eternidade. 

Queremos adquirir a certeza de nunca nos separarmos desse Bem soberano na vida presente? Estreitemo-lo cada vez mais nos laços do nosso amor, dizendo-Lhe com a esposa do Cântico dos Cânticos: 'Encontrei Aquele que o meu coração ama. Abracei-O e não O largarei' (Cant 3,4)."

(Santo Afonso Maria de Ligório)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário