terça-feira, 31 de agosto de 2021

Catequese diária - 31/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 4,31-37)

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

Santo do dia: São Raimundo Nonato.


São José de Arimateia.


By Pietro Perugino - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=156161

São Nicodemos.


São Paulino de Tréveris.


By Stefan Kühn - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2772905

Beato Pedro Tarrés Claret.


By Anonymous, no author disclosure - https://www.peretarres.org/wps/wcm/connect/peretarres_ca/peretarres/home/la_fundacio/beat/biografia, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59994478

Uma jovem mãe de três filhos entre os novos Veneráveis:

O Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos relativos às virtudes heroicas dos Servos de Deus Enrica Beltrame Quattrocchi, filha do casal beatificado em 2001, do frade franciscano Plácido Cortese, morto nas torturas infligidas pela Gestapo, e da jovem mãe de Cinisello Balsamo Maria Cristina Cella Mocellin.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-08/papa-francisco-causas-santos-veneraveis.html

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje precisamos de profecia, mas de verdadeira profecia. Não são necessárias manifestações miraculosas, mas vidas que manifestam o milagre do amor de Deus.

Homilia Diária | O diabo só sabe fazer barulho (Terça-feira da 22.ª Semana do Tempo Comum):


"'A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais afiada que uma espada de dois gumes' (Heb 4,12). [...] Ela age na criação do mundo, na condução do mundo e na sua redenção. (...) A eficácia da Palavra manifesta-se nas obras e manifesta-se também na pregação. Ela não regressa a Deus sem ter produzido o seu efeito, mas aproveita a todos aqueles a quem é enviada (cf Is 55,11). Ela é 'eficaz, mais afiada que uma espada de dois gumes' quando é recebida com fé e amor."
(Balduíno de Ford, abade)


"O mundo, o demônio e a carne são uns aventureiros que, aproveitando-se da fraqueza do selvagem que trazes dentro de ti, querem que, em troca do fictício brilho de um prazer - que nada vale -, lhes entregues o ouro fino e as pérolas e os brilhantes e os rubis embebidos no sangue vivo e redentor do teu Deus, que são o preço e o tesouro da tua eternidade."
(São Josemaría Escrivá)


"Pede sempre a tua perseverança e a dos teus companheiros de apostolado, porque o nosso adversário, o demônio, sabe perfeitamente que sois os seus grandes inimigos..., e uma queda em vossas fileiras, quanto o satisfaz!"
(São Josemaría Escrivá)


"Jesus não só expulsa os demônios das pessoas, libertando-as da pior escravidão, mas impede que os demónios revelem a sua identidade. E insiste sobre este 'segredo', porque está em jogo o bom êxito da sua própria missão, da qual depende a nossa salvação. Com efeito, sabe que para libertar a humanidade do domínio do pecado, Ele deverá ser sacrificado na cruz como verdadeiro Cordeiro pascal. O demônio, por sua vez, procura distraí-lo em vista de o desviar ao contrário para a lógica humana de um Messias poderoso e com sucesso."
(Papa Bento XVI)


"O que significa 'com autoridade'? Quer dizer que nas palavras humanas de Jesus se sentia toda a força da Palavra de Deus, sentia-se a autoridade própria de Deus, inspirador das Sagradas Escrituras. E uma das características da Palavra de Deus é que realiza aquilo que diz. Porque a Palavra de Deus corresponde à sua vontade. Em vez disso, nós, muitas vezes, pronunciamos palavras vazias, sem raiz ou palavras supérfluas, palavras que não correspondem à verdade. Em vez disso, a Palavra de Deus corresponde à verdade, é unidade com a sua vontade e realiza aquilo que diz.
(...)
O Evangelho muda o coração, muda a vida, transforma as inclinações ao mal em propósitos de bem. O Evangelho é capaz de mudar as pessoas! Portanto, é tarefa dos cristãos difundir por toda a parte a força redentora, tornando-se missionários e arautos da Palavra de Deus."
(Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário