domingo, 29 de agosto de 2021

Catequese diária - 29/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 7,1-8.14-15.21-23)

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”

6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA


By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25963889

Santo do dia: Santa Maria da Cruz (Joana Jugan).


By Leon Brune - scanned from prayer booklet., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5652642

Beata Sancha Szymkowiak.

Beata Teresa Bracco.


By Dapa19 - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19490048

Igreja em El Salvador se prepara para beatificação de quatro mártires:


Você é madrinha ou padrinho? Sabe o que isso significa?


Evangelho de domingo: um coração enamorado


Papa Francisco
@Pontifex_pt

No #EvangelhodeHoje, Jesus nos adverte para o risco de uma religiosidade de aparência: aparecer bem por fora, sem purificar o coração. Jesus não quer exterioridade, quer restabelecer a fé no centro, quer uma fé que chegue ao coração.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Como cristãos, a situação no Afeganistão nos compromete. Em momentos históricos como este, não podemos permanecer indiferentes. Por isso, dirijo um apelo a intensificar a oração e a praticar o jejum, pedindo ao Senhor misericórdia e perdão.

"Por detrás desses personagens está satanás, semeador de ódio na mulher, semeador de vaidade na moça, semeador de corrupção no rei. E o 'maior homem nascido de uma mulher' acabou sozinho, em uma cela escura da prisão, por capricho de uma dançarina vaidosa, o ódio de uma mulher diabólica e a corrupção de um rei indeciso. É um mártir, que deixou sua vida diminuísse, diminuísse, diminuísse, para dar lugar ao Messias."
(Papa Francisco)


"É com o Amor, mais do que com o estudo, que se chegam a compreender as 'coisas de Deus'. Por isso, tens que trabalhar, tens que estudar, tens que aceitar a doença, tens que ser sóbrio... amando!"
(São Josemaría Escrivá)


"Não queiramos enganar-nos... - Deus não é uma sombra, um ser longínquo, que nos cria e depois nos abandona; não é um amo que se vai e não volta mais. Ainda que não o percebamos com os nossos sentidos, a sua existência é muito mais verdadeira que a de todas as realidades que tocamos e vemos. Deus está aqui, conosco, presente, vivo. Ele nos vê, nos ouve, nos dirige, e contempla nossas menores ações, as nossas intenções mais escondidas. Acreditamos nisto..., mas vivemos como se Deus não existisse! Porque não temos para Ele nem um pensamento, nem uma palavra; porque não lhe obedecemos, nem tratamos de dominar as nossa paixões; porque não Lhe manifestamos amor, nem O desagravamos... Vamos continuar a viver com uma fé morta?"
(São Josemaría Escrivá)


"A injustiça, fruto do mal , não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal. Reconhece-o com amargura o Salmista:'Eis que eu nasci na culpa, e a minha mãe concebeu-se no pecado' (Sl. 51,7).
(...)
Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da autossuficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade.
(...)
Graças à ação de Cristo, nós podemos entrar na justiça 'maior', que é aquela do amor (cfr Rom 13,8-10), a justiça de quem se sente em todo o caso sempre mais devedor do que credor, porque recebeu mais do que aquilo que poderia esperar."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário