quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Catequese diária - 26/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 24,42-51)

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.

45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo assim, quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu Senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA


Santo do dia: Santa Maria de Jesus Crucificado (Mariam Baouardy).


São Melquisedec, rei e sacerdote.


By Fallaner - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=85593112

Santa Joana Isabel Bichier des Âges.


By N.N. - http://www.association-saint-joseph.fr/association/images/hi-02.jpg, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8540532

Santa Teresa de Jesus Jornet e Ibars.


"Não é verdade que, no trabalho, empregamos todo o nosso corpo num mesmo esforço? Não colaboram nisso todos os nossos membros? Pois que também a nossa alma se consagre toda à oração e ao amor do Senhor; que não se deixe distrair nem bloquear com pensamentos; que toda ela seja espera de Cristo. Então, Cristo iluminá-la-á, ensinar-lhe-á a verdadeira oração, conceder-lhe-á a súplica pura e espiritual de acordo com a vontade de Deus, a adoração 'em espírito e verdade' (Jo 4,24).
(...)
O Senhor repousa numa alma fervorosa, faz dela o seu trono de glória, ali Se senta e ali permanece."
(Homilia atribuída a São Macário)


"A pessoa atenta é a que, em meio ao barulho do mundo, não se deixa tomar pela distração ou pela superficialidade, mas vive de maneira plena e consciente, com uma preocupação voltada antes de tudo aos outros. Com esta atitude percebemos as lágrimas e as necessidades do próximo e podemos dar-nos conta também das suas capacidades e qualidades humanas e espirituais."
(Papa Francisco)


"Não esqueçamos nunca que, para quem quer que seja - para cada um de nós, portanto -, só há dois modos de estar na terra: ou se vive vida divina, lutando por agradar a Deus; ou se vive vida animal, mais ou menos humanamente ilustrada, quando se prescinde dEle."
(São Josemaría Escrivá)


"Acolhei a alegria, o desejo espiritual e apaixonado de Deus. Experimentai a enorme doçura do seu amor (cf Ap 10,9-10) e, considerando todas as coisas secundárias por Ele, pisai a vã glória, o desejo da carne e a cólera feroz! […]
Preparemos as túnicas, estejamos alerta, tenhamos o olhar penetrante e o voo rápido para a viagem que nos leva da Terra ao Céu! É certo que os viajantes podem ter de sofrer, e isso também nos acontece a nós."
(São Teodoro Estudita)


Nenhum comentário:

Postar um comentário