quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Catequese diária - 12/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 18,21–19,1)

Naquele tempo, 18,21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.

25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.

29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’

34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.

Santo do dia: Santa Joana Maria de Chantal.


Beato Inocêncio XI, papa.


Por Ferdinand Voet - https://www.ponteonline.com/en/auctions/lot-details/459-123/Jacob+Ferdinand+Voet+Portrait+of+Innocenzo+XI+Odescalchi+1676+80+ca+Oil+on+canv#, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=86406802

Beato Carlos Leisner.


By Daniela Haufe und Detlef Fiedler - Bundesfinanzministerium - Pressemitteilung, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41212327

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Com a ajuda dos jovens e seu espírito inovador, podemos realizar o sonho de um mundo onde o pão, a água, os remédios e o trabalho fluam em abundância e cheguem primeiro aos mais necessitados. #YouthDay

"Esforça-te, se é preciso, por perdoar sempre aos que te ofendem, desde o primeiro instante, já que, por maior que seja o prejuízo ou a ofensa que te façam, mais te tem perdoado Deus a ti."
(São Josemaría Escrivá)


"Ajuda-me, Senhor, para que o meu coração seja misericordioso, para que eu sinta todos os sofrimentos do meu próximo. Não recusarei o meu coração a ninguém: irei ao encontro, de coração aberto, mesmo dos que já sei que vão abusar da minha bondade, refugiando-me no coração misericordiosíssimo de Jesus. Calarei os meus próprios sofrimentos. Que a tua misericórdia repouse em mim, Senhor."
(Santa Faustina Kowalska)


"Quando somos tentados a fechar o nosso coração a quem nos ofendeu e nos pede desculpa, lembremo-nos das palavras do Pai celeste ao servo impiedoso: 'Eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?' (vv. 32-33). Qualquer pessoa que tenha experimentado a alegria, a paz e a liberdade interior que vem do ser perdoado pode abrir-se por sua vez à possibilidade de perdoar.
Na oração do Pai-Nosso, Jesus quis inserir o mesmo ensinamento desta parábola. Pôs em relação direta o perdão que pedimos a Deus com o perdão que devemos conceder aos nossos irmãos: 'Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam' (Mt 6, 12). 
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário