quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Catequese diária - 11/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 18,15-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.

18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.

Santo do dia: Santa Clara de Assis.


By Fatisofia21 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83663783

Santo Alexandre de Comana.


Beato Luís Biraghi.


Beato Maurício Tornay.


Como é que um santo é humilde? (padre Leonardo Wagner)


Deixar de rezar é pecado grave? (padre Leonardo Wagner)


Você é imperfeito e precisa aceitar! (padre Leonardo Wagner)


O Brasil vive a Semana Nacional da Família:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

A lei externa não faz viver, porque não muda o coração. A novidade radical da vida cristã é a vida segundo o Espírito Santo que nos liberta da lei e ao mesmo tempo a leva ao cumprimento no mandamento do amor. #AudiênciaGeral

"Peço-te, no Senhor, que vivas para o seu louvor, que tornes razoável a homenagem que lhe prestas, e que temperes os teus sacrifícios com o sal da sensatez."
(Santa Clara de Assis, em carta a Santa Inês de Praga)


"O verbo que o evangelista usa para 'se unirem' é synphonesosin:  há a referência a uma 'sinfonia' dos corações. É isto que atrai o coração de Deus. Por conseguinte, a sintonia na oração manifesta-se importante para as finalidades do seu acolhimento por parte do Pai celeste."
(Papa Bento XVI)


"Cristo age em cada um dos sacramentos. Ele dirige-Se pessoalmente a cada um dos pecadores: 'Meu filho, os teus pecados são-te perdoados' (Mc 2,5); Ele é o médico que Se inclina sobre cada um dos doentes que dele precisam, para os curar (cf Mc 2,17), aliviando-os e reintegrando-os na comunhão fraterna. A confissão pessoal é, pois, a forma mais significativa da reconciliação com Deus e com a Igreja."
(Catecismo da Igreja Católica)


"Não descures a prática da correção fraterna, manifestação clara da virtude sobrenatural da caridade. Custa; é mais cômodo inibir-se; mais cômodo!, mas não é sobrenatural.
- E destas omissões terás de prestar contas a Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"A prática da correção fraterna - que tem raiz evangélica - é uma prova de carinho sobrenatural e de confiança.
Agradece-a quando a receberes, e não deixes de praticá-la com aqueles com quem convives."
(São Josemaría Escrivá)


"A salvação, que Deus realiza e a Igreja jubilosamente anuncia, é para todos, e Deus criou um caminho para Se unir a cada um dos seres humanos de todos os tempos. Escolheu convocá-los como povo, e não como seres isolados (Vaticano II, LG 9). Ninguém se salva sozinho, isto é, nem como indivíduo isolado, nem pelas suas próprias forças. Deus atrai-nos, no respeito pela complexa trama de relações interpessoais que a vida numa comunidade humana pressupõe. Este povo, que Deus escolheu para Si e convocou, é a Igreja. Jesus não diz aos Apóstolos para formarem um grupo exclusivo, um grupo de elite. Jesus diz: 'Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos' (Mt 28,19); e São Paulo afirma que no povo de Deus, na Igreja, 'não há judeu nem grego […], porque todos sois um só em Cristo Jesus' (Gl 3,28). Gostaria de dizer àqueles que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo e aos indiferentes: o Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e fá-lo com grande respeito e amor!"
(Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário