terça-feira, 24 de agosto de 2021

Catequese diária - 24/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 1,45-51)

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.

46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Santo do dia: São Bartolomeu, apóstolo.


By Père Igor - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28878380

Santa Joana Antida Thouret.


By N.N. - http://www.santiebeati.it/immagini/Original/33000/33000.JPG, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11848053

Santa Emília de Vialar.



Mãe encontra filho 33 anos após salvá-lo do aborto e entregá-lo para adoção:


Resposta cristã a conflitos de gênero precisa de caridade e clareza, diz diocese:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

É na humildade que se constrói o futuro do mundo.

"Cristo morreu por ti. - Tu... que deves fazer por Cristo?"
(São Josemaría Escrivá)


O Apóstolo que não livrou a própria pele

"No Antigo Testamento, o patriarca Jacó, pernoitando em Betel, viu em sonhos uma escada que chegava até o céu, e os anjos subiam e desciam sobre ela. Os judeus sabiam desta visão, mas ignoravam o seu significado. Jesus porém o está revelando hoje, como se dissesse: 'A escada sou eu, que uno o céu à terra'."


"O nosso conhecimento de Jesus precisa sobretudo de uma experiência viva:  o testemunho de outrem é certamente importante, porque normalmente toda a nossa vida cristã começa com o anúncio que chega até nós por obra de uma ou de várias testemunhas. Mas depois devemos ser nós próprios a deixar-nos envolver pessoalmente numa relação íntima e profunda com Jesus.
(...)
Ele é reconhecido quer na sua relação especial com Deus Pai, do qual é Filho unigênito, quer na relação com o povo de Israel, do qual é proclamado rei, qualificação própria do Messias esperado. Nunca devemos perder de vista nenhuma destas duas componentes, porque se proclamamos apenas a dimensão celeste de Jesus, corremos o risco de o transformar num ser sublime e evanescente, e se ao contrário reconhecemos apenas a sua colocação concreta na história, acabamos por descuidar a dimensão divina que propriamente o qualifica."
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário