quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Catequese diária - 19/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 22,1-14)

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.

4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.

7O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’.

10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.

13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

Santo do dia: São João Eudes.

São Luís de Tolosa.

Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=61455795

Beato Guerrico de Igny.

Por Auteurs cisterciens - https://www.abbayederougemont.org/guerric_digny.php, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=100389820

Papa Francisco

@Pontifex_pt

A emergência climática gera sempre mais crises humanitárias e os pobres são os mais vulneráveis em relação aos eventos climáticos extremos. É urgente uma solidariedade baseada na justiça, na paz e na unidade da família humana. #WorldHumanitarianDay

Vocação (Pe. Zezinho):

https://www.youtube.com/watch?v=U1U17cLGlMk

Padre Paulo Ricardo

@padre_paulo

Precisamos de mais “Joões Eudes” que vejam, abrasados de amor a Jesus, que no fim dos tempos seremos julgados pelo quanto amamos, conhecemos, meditamos e servimos aos mistérios da divina pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

"Amemos a Jesus com o Coração de Maria. E a Maria com o Coração de Jesus. E não tenhamos senão um só coração e um só amor com Jesus e Maria."

(São João Eudes)

"A morte separa as esposas dos maridos, mas, neste caso, une a Esposa ao seu Bem-Amado. Ele morreu na cruz, deixando o seu corpo à sua gloriosa Esposa; e Ela toma-O diariamente em alimento  à sua mesa, alimentando-se dele sob a forma de pão e de vinho, para que o mundo reconheça que já não são dois, mas um só."

(São Tiago de Sarug)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Escutai Isaías […] explicar por que razão o Senhor adia o julgamento: 'Mas o Senhor espera para Se apiedar de vós, aguenta para Se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus justo, e ditosos os que nele esperam' (30,18).

Vede portanto, se fordes sábios, como empregar a trégua devida a esse adiamento. Se sois pecadores, essa trégua é-vos dada para fazerdes penitência e não para viverdes na negligência; se sois santos, será para avançardes na santidade e não para desfalecerdes na fé."

(Beato Guerrico de Igny)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/estai-vos-tambem-preparados-beato-guerric-de-igny-c-1080-1157-abade-cisterciense-1-o-sermao-para-o-advento-2-3-sc-166/

"A recusa dos primeiros convidados tem como efeito a extensão do convite a todos, até aos mais pobres, abandonados e deserdados. Os servos reúnem todos os que encontram, e a sala enche-se: a bondade do rei não tem confins e a todos é dada a possibilidade de responder à sua chamada. Mas há uma condição para permanecer neste banquete de núpcias: vestir o hábito nupcial. (...) Todos nós somos convidados a ser comensais do Senhor, a entrar com a fé no seu banquete, mas devemos vestir e guardar o hábito nupcial, a caridade, viver um profundo amor a Deus e ao próximo."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20111009_lamezia-terme.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário