quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Catequese diária - 18/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 20,1-16a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’

9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.

13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

Santo do dia: Santa Helena.

Santo Alberto Hurtado Cruchaga.

By Unknown author - http://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-99174.html, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=93126212

Beata Paula Montaldi.

Beato Reinaldo de Concorezzo.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Far-nos-á bem perguntarmo-nos se ainda vivemos no período em que precisamos da Lei (cf. Gal 3, 23-25), ou se estamos bem conscientes de que recebemos a graça de nos tornarmos filhos de Deus para viver no amor. #AudiênciaGeral

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Vacinar-nos é uma maneira simples de promover o bem comum e cuidar uns dos outros, especialmente dos mais vulneráveis.

"Que fez o ladrão para receber em herança o paraíso, logo a seguir à cruz? [...] Enquanto Pedro negou a Cristo, o ladrão, do alto da cruz, deu testemunho dele. Não digo isto para denegrir Pedro, mas para pôr em evidência a grandeza de alma do ladrão. [...] Aquele ladrão não deu a menor importância às gentes que, à sua volta, acusavam e vociferavam, cobrindo-os de blasfêmias e de sarcasmos; nem sequer teve em conta o estado miserável do Crucificado que tinha diante de si, mas lançou sobre tudo isso um olhar cheio de fé. [...] Não menosprezemos o exemplo do ladrão nem tenhamos vergonha de o tomar como mestre, pois Nosso Senhor não desdenhou fazer dele o primeiro a entrar."

(São João Crisóstomo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Apraz-me sublinhar que Mateus, pessoalmente, viveu esta experiência (cf. Mt 9, 9). Com efeito, antes que Jesus o chamasse, ele desempenhava a profissão de publicano e por isso era considerado público pecador, excluído da 'vinha do Senhor'. Mas tudo muda quando Jesus, passando ao lado da sua mesa de impostos, o fixa e diz: 'Segue-me!'. Mateus levantou-se e seguiu-O. De cobrador de impostos tornou-se imediatamente discípulo de Cristo. De 'último' passou a ser 'primeiro', graças à lógica de Deus que por nossa sorte! é diferente da lógica do mundo. 'Os meus projetos não são os vossos projetos diz o Senhor através do profeta Isaías e os vossos caminhos não são os meus caminhos' (Is 55, 8)." 

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2008/documents/hf_ben-xvi_ang_20080921.html

"Aquele homem volta à praça em diferentes ocasiões para contratar trabalhadores; uns são chamados ao romper da aurora, outros muito perto da noite. Todos recebem um denário: o salário que te havia prometido, isto é, a minha imagem e semelhança. No denário está gravada a imagem do Rei. Esta é a misericórdia de Deus, que chama cada um de acordo com suas circunstâncias pessoais, porque quer que todos os homens se salvem."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/gospel/evangelho-25-domingo-comum-ano-a/

Nenhum comentário:

Postar um comentário