domingo, 22 de agosto de 2021

Catequese diária - 22/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 6,60-69)

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”

61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”.

Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”

68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

NOSSA SENHORA RAINHA

By Warburg - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6404732

Santo do dia: São Filipe Benício.

São Sinforiano.

By Jean-Auguste-Dominique Ingres - Centre national des arts plastiques., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11439073

Beato Bernardo de Offida.

4° DOMINGO DE AGOSTO: VOCAÇÃO LEIGA.


DECRETO
APOSTOLICAM ACTUOSITATEM
SOBRE O APOSTOLADO DOS LEIGOS

https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19651118_apostolicam-actuositatem_po.html

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA

PÓS-SINODAL

CHRISTIFIDELES LAICI

DE SUA SANTIDADE O PAPA

JOÃO PAULO II

SOBRE VOCAÇÃO E MISSÃO DOS LEIGOS

NA IGREJA E NO MUNDO

https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_30121988_christifideles-laici.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Não devemos buscar a Deus em sonhos e imagens de grandeza e poder, mas reconhecê-lo na humanidade de Jesus e, por consequência, naquela dos irmãos e irmãs que encontramos no caminho da vida. #EvangelhoDeHoje (Jo 6, 60-69) #Angelus

"Não nos surpreendamos se Jesus Cristo nos coloca em crise. Aliás, nos preocupemos se não nos coloca em crise, porque talvez tenhamos diluído sua mensagem! E peçamos a graça de nos deixar provocar e converter por suas 'palavras de vida eterna'."

(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-08/papa-francisco-angelus-22-agosto-xxi-domingo-tempo-comum.html

"Vede como Pedro, por graça de Deus, por inspiração do Espírito Santo, compreendeu? Por que compreendeu? Porque acreditou. Tu tens palavras de vida eterna. Tu dás-nos a vida eterna, oferecendo-nos o teu corpo [ressuscitado] e o teu sangue [a ti mesmo]. E nós acreditamos e conhecemos. Não diz: conhecemos e depois acreditamos, mas acreditamos e depois conhecemos. Acreditamos para poder conhecer; de fato, se tivéssemos querido conhecer antes de crer, não teríamos conseguido nem conhecer nem crer. O que acreditámos e o que conhecemos? Que Tu és o Cristo Filho de Deus, ou seja, que Tu és a própria vida eterna, e na carne e no sangue nos dás aquilo que Tu mesmo és."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120826.html

"Aborrece-te ferir, criar divisões, demonstrar intolerâncias..., e vais transigindo em atitudes e pontos - não são graves, garantes! - que trazem conseqüências nefastas para tantos. Perdoa a minha sinceridade: com esse modo de proceder, cais na intolerância - que tanto te aborrece - mais néscia e prejudicial: a de impedir que a verdade seja proclamada."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-18.htm

"Esta garantia da ressurreição futura deriva do fato de a carne do Filho do Homem, dada em alimento, ser o seu corpo no estado glorioso de ressuscitado. Pela Eucaristia, assimila-se, por assim dizer, o 'segredo' da ressurreição. Por isso, Santo Inácio de Antioquia definia adequadamente o pão eucarístico como 'remédio de imortalidade, antídoto para não morrer' (Carta aos Efésios, 20).

(...)

Trata-se dum aspecto da Eucaristia que merece ser assinalado: ao celebrarmos o sacrifício do Cordeiro, unimo-nos à liturgia celeste, associando-nos àquela multidão imensa que clama: 'A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro' (Ap 7,10). A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de Céu que se abre na Terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho."

(São João Paulo II)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

'Santa Maria, Rainha do céu e Soberana do mundo, participava no sofrimento, junto da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo."

(Venerável Pio XII, papa)

"No Evangelho de Marcos lemos que no dia da Ascensão o Senhor Jesus 'foi arrebatado ao Céu e Se sentou à direita de Deus' (16, 19). Na linguagem bíblica, 'sentar-se à direita de Deus' significa compartilhar o Seu poder soberano. Ao sentar-Se 'à direita do Pai', Ele instaura o Seu reino, o Reino de Deus. Elevada ao Céu, Maria é associada ao poder de seu Filho e dedica-se à extensão do Reino, participando na difusão da graça divina no mundo.

Olhando para a analogia entre a Ascensão de Cristo e a Assunção de Maria, podemos concluir que, em dependência de Cristo, Maria é a rainha que possui e exerce sobre o universo uma soberania, que lhe foi dada pelo seu próprio Filho.

O título de Rainha não substitui certamente o de Mãe: a sua realeza permanece um corolário da sua peculiar missão materna, e exprime simplesmente o poder que lhe foi conferido para exercer essa missão."

(São João Paulo II)

https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/audiences/1997/documents/hf_jp-ii_aud_23071997.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário