quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Catequese diária - 25/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 23,27-32)

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.

29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

Santo do dia: São Luís IX, rei da França.

By GO69 - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16967093

São José de Calasanz.

Por Jbribeiro1 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31511800

São Gregório de Utrecht.

By Rijksmuseum - http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.81613, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=85106676

Beata Maria Troncatti.

Beata Maria do Trânsito de Jesus Sacramentado.

O amor não é um sentimento! (padre Leonardo Wagner)

https://www.youtube.com/watch?v=AIcIecBkoTg

Um governante preocupado com a salvação das almas:

“Sê delicado e obediente à nossa mãe, a Igreja Romana, ao Sumo Pontífice, como pai espiritual. Esforça-te por remover de teu país todo pecado, sobretudo o da blasfêmia e da heresia” (São Luís IX, Testamento Espiritual).

"Os escribas e fariseus erigiam e enfeitavam monumentos, sepulcros etc. para os profetas a quem haviam matado seus pais, mas afirmavam não ter nada que ver com tal crime. Eles mesmos, no entanto, se condenam por seu próprio testemunho, pois reconhecem ser filhos dos que mataram os profetas e, com suas ações, mostram ter a mesma índole de seus antepassados."

https://padrepauloricardo.org/episodios/um-governante-preocupado-com-a-salvacao-das-almas

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Peçamos ao Senhor que nos ajude a ser coerentes e a lutar com coragem contra tudo o que nos afasta da verdade e da fé que professamos. Só assim podemos ser construtores de unidade e fraternidade. #AudiênciaGeral

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Ontem, em Tóquio, tiveram início as Paraolimpíadas. Envio minhas saudações aos atletas e agradeço a eles porque oferecem a todos um testemunho de esperança e coragem.

"Depois Jesus fala das edificações (sepulcros e sacrários), que ficam ao redor de Jerusalém, para os profetas martirizados. Ele acusa escribas e fariseus de serem descendentes (física e espiritualmente) dos responsáveis por esses martírios."

https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/o-ai-de-voce-mt-2327-32/

"A via das trevas é tortuosa e semeada de maldições. É o caminho da morte e do castigo eterno, e nele se encontra tudo quanto pode arruinar uma vida.

(...)

Por isso, convém instruirmo-nos acerca da vontade do Senhor e caminharmos de acordo com ela. Quem assim agir será glorificado no Reino de Deus. Mas todo aquele que escolher o outro caminho morrerá com as suas obras, pois há ressurreição e há retribuição. Deixo-vos, pois, um pedido: se estais rodeados de pessoas a quem podeis fazer bem, não deixeis de o fazer."

(Epístola dita de Barnabé)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Que o nosso clamar - 'Senhor!' - se una ao desejo eficaz de converter em realidade as moções interiores que o Espírito Santo nos desperta na alma.

Temos de esforçar-nos para que não haja em nós a menor sombra de duplicidade. O primeiro requisito para desterrar esse mal, que o Senhor condena duramente, é procurar comportar-se com a disposição clara, habitual e atual, de aversão ao pecado. Energicamente, com sinceridade, devemos sentir - no coração e na cabeça - horror ao pecado grave. E, numa atitude profundamente arraigada, temos que abominar também o pecado venial deliberado, essas claudicações que, embora não nos privem da graça divina, debilitam os canais por onde ela nos chega."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-243.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário