sábado, 7 de agosto de 2021

Catequese diária - 7/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 17,14-20)

Naquele tempo, 14chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade de meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”

17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. 18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”

20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.

Santo do dia: São Caetano de Thiene.


São Sisto II, papa, e companheiros mártires.


By Leopold Schulz - Own work, Wolfgang Sauber, 4 February 2008, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4144857

Santo Alberto da Sicília.


Beato Edmundo Bojanowski.


O 1º sábado do mês é dedicado ao Imaculado Coração de Maria.

Ato de desagravo:



"'Si habueritis fidem, sicut granum sinapis!' Se tivésseis uma fé do tamanho de um grãozinho de mostarda!...
- Que promessas não encerra esta exclamação do Mestre!"
(São Josemaría Escrivá)


"Ninguém pode dar a si mesmo a virtude da fé [...]; a fé é um dom gratuito de Deus. Como diz São Tiago, 'Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes' (1,17). Assim, pois, quando sentirmos que a nossa fé enfraquece, rezemos Àquele que no-la pode fortificar: 'Eu creio, Senhor, mas ajuda a minha incredulidade!'; e com os apóstolos: 'Aumenta a nossa fé' (Lc 17,5). Depois, meditemos nas palavras de Cristo, quando nos diz que,  se não queremos que a nossa fé amorne ou arrefeça completamente, perdendo a sua força pela dispersão dos nossos pensamentos nas futilidades deste mundo, temos de nos retirar para o nosso quarto (cf Mt 6,6) e reforçá-la, deixando de dar importância às ilusões deste mundo."
(São Tomás More)


"Nada é impossível para aqueles que têm fé, porque eles não confiam nas suas próprias forças, mas em Deus, que tudo pode.
A fé comparável com o grão de mostarda é uma fé que não é soberba nem autoconfiante; não pretende ser a de um grande crente, por vezes fazendo má figura! É uma fé que na sua humildade sente uma grande necessidade de Deus e na sua pequenez abandona-se com plena confiança a Ele. É a fé que nos dá a capacidade de olhar com esperança para os altos e baixos da vida, que nos ajuda a aceitar até mesmo as derrotas e os sofrimentos, sabendo que o mal nunca teve, nunca terá, a última palavra."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário