terça-feira, 17 de agosto de 2021

Catequese diária - 17/08/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 19,23-30)

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.

27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

Santo do dia: Santa Beatriz da Silva.

São Jacinto da Polônia.


Santa Clara da Cruz.


Santa Joana Delanoue.


São Mamede da Cesareia.

By Reinhardhauke - This file was derived from: Sceaux Saint-Jean-Baptiste 36.JPG, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71265918

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Deus não vem para nos livrar dos problemas, que sempre reaparecem, mas para nos salvar do verdadeiro problema, que é a falta de amor. Esta é a causa profunda dos nossos males pessoais, sociais, internacionais e ambientais. Pensar apenas em si mesmo é o pai de todos os males.

"Os pobres em espírito dão com grande generosidade tudo o que possuem. O seu maior gosto é passar sem as coisas, oferecendo-as por amor a Deus e ao próximo (cf Mt 22,37s). […] Não são apenas os bens, as alegrias e os prazeres deste mundo que nos atravancam e nos atrasam no nosso caminho para Deus; também as alegrias e as consolações espirituais são, em si próprias, obstáculos ao nosso progresso, se as recebermos ou as procurarmos com espírito de posse."

(São João da Cruz)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A história da Igreja está cheia de exemplos de pessoas ricas, que usaram os próprios bens de modo evangélico, alcançando também a santidade. Pensemos apenas em são Francisco, em santa Isabel da Hungria ou em são Carlos Borromeu."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20121014.html

"A resposta de Jesus é clara: 'Eu vos digo: não há ninguém que deixe tudo sem receber tudo'. 'Pois bem, nós deixamos tudo'. 'Receberão tudo', com aquela medida transbordante com a qual Deus oferece os dons. (...) O Senhor não sabe dar menos do que tudo. Quando Ele doa algo Ele doa a si mesmo, que é tudo."

(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-lembra-que-devemos-escolher-deus-e-nao-as-riquezas/

"Não percas a perspectiva: se se dá a ti o próprio Deus, por que esse apego às criaturas?"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-157.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário