sábado, 10 de outubro de 2020

Catequese diária - 10/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 11,27-28)

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Santo do dia: São Daniel Comboni.


Por Desconhecido - www.ordenslexikon.de, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1029622

São Pinito de Creta.

São Paulino de York.


By Polylerus, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1249558

Beata Maria Catarina Irigoyen Echegaray.

Beato Carlo Acutis, rogai por nós!


Por Unknown author - gaudiumpress.org, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94667889

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todo o ser humano tem direito de viver com dignidade e desenvolver-se integralmente, mesmo quem tenha nascido ou crescido com limitações; sua imensa dignidade como pessoa humana, de fato, não se baseia nas circunstâncias, mas no valor do seu ser. #FratelliTutti

"Conserva. pois, a palavra de Deus como fazes com os alimentos [...], já que se trata do 'pão da vida' (Jo 6,35), do verdadeiro sustento da alma. [...] Guarda também tu a palavra de Deus, porque são bem-aventurados os que a guardam (Lc 11,27). Guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo da tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e a tua alma deleitar-se-á na abundância. Não te esqueças de comer o teu pão, não suceda que desfaleça o teu coração; pelo contrário, sacia a tua alma com este manjar delicioso. E, se assim guardares a palavra de Deus, certamente ela te guardará a ti."
(São Bernardo)


"A Lei do Senhor, a sua Palavra, é o centro da vida do orante; aí encontra consolação, dela faz objeto de meditação e conserva-a no seu coração: 'Guardo no meu coração as vossas promessas, para não pecar contra Vós' (v. 11): este é o segredo da felicidade do Salmista; e depois ainda: 'Os soberbos forjam mentiras contra mim, mas com toda a alma quero guardar os vossos mandamentos' (v. 69).
A fidelidade do Salmista nasce da escuta da Palavra, a conservar no íntimo, meditando-a e amando-a, precisamente como Maria, que 'conservava, poderando-as no seu coração', as palavras que lhe tinham sido dirigidas e os acontecimentos maravilhosos em que Deus se revelava, pedindo o seu consentimento de fé (cf. Lc 2, 19.51)."
(Papa Bento XVI)


"Permite-me um conselho, para que o ponhas em prática diariamente. Quando o coração te fizer notar as suas baixas tendências, reza devagar à Virgem Imaculada: Olha-me com compaixão, não me deixes, minha Mãe! - E aconselha-o assim a outros."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário