terça-feira, 6 de outubro de 2020

Catequese diária - 6/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 10,38-42)

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Santo do dia: São Bruno de Colônia.


By Jusepe de Ribera - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=158257

Santa Maria Francisca das Cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ana Maria Gallo).


By © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38973020

Beato Isidoro de São José (Beato Isidoro de Loor).


São Magno de Oderzo.


By Mongolo1984 - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35501903

São Pardulfo.

Beata Maria Rosa (Eulália Melânia Durocher).


By Carisima Dabrowska - Centre Marie-Rose (http://www.snjm.org/EnglishContent/mrosearteng.htm), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24575688

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade.

"Antes de tudo é importante entender que não se trata da contraposição entre duas atitudes: a escuta da palavra do Senhor, a contemplação, e o serviço concreto ao próximo. Não são duas atitudes contrapostas, mas, ao contrário, são dois aspectos ambos essenciais para nossa vida cristã; aspectos que não se separam jamais, mas vividos em profunda harmonia. Mas então por que Marta recebe a reprovação, apesar de feita com doçura? Porque considerou essencial só o que estava fazendo, era isto é absorvida demais e preocupada pelas coisas a 'fazer'. Em um cristão, as obras de serviço e de caridade não são jamais separadas pela fonte principal de cada nossa ação: isto é, a escuta da Palavra do Senhor, o estar – como Maria – aos pés de Jesus, na atitude do discípulo."
(Papa Francisco)


"Sem a oração quotidiana, vivida com fidelidade, o nosso fazer esvazia-se, perde a alma profunda, reduz-se a um simples activismo que, no final, nos deixa insatisfeitos. Há uma bonita invocação da tradição cristã, a recitar antes de cada actividade, que reza assim: 'Actiones nostras, quæsumus, Domine, aspirando præveni et adiuvando prosequere, ut cuncta nostra oratio et operatio a te semper incipiat, et per te coepta finiatur', ou seja: 'Inspirai as nossas ações, Senhor, e acompanhai-as com a vossa ajuda, para que cada nosso falar e agir receba sempre de Vós o seu início e em Vós tenha o seu cumprimento'. Cada passo da nossa vida, cada ação, inclusive da Igreja, deve ser feita diante de Deus, à luz da sua Palavra."
(Papa Bento XVI)


"Adquiri o hábito de conversar a sós com Deus, com familiaridade, com confiança e amor, como quem fala com o maior amigo que tendes e o mais afetuoso. (...) É verdade que devemos tratar a Deus com respeito soberano; mas, quando Ele vos favorecer com o sentimento da sua presença e vos solicitar que converseis com Ele como se conversa com o melhor dos amigos, deixai ir o vosso coração com liberdade e com toda a confiança."
(Santo Afonso Maria de Ligório)


"Escreveste-me: 'Orar é falar com Deus. Mas de quê?' - De quê? DEle e de ti: alegrias, tristezas, êxitos e fracassos, ambições nobres, preocupações diárias..., fraquezas!; e ações de graças e pedidos; e Amor e desagravo. Em duas palavras: conhecê-Lo e conhecer-te - ganhar intimidade!"
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário