Evangelho (Lc 11,42-46)
Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.
Santo do dia: São Calisto I, papa.
Por Vassil - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1957323
São Domingos Loricato.
By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/e1/e7/5706d7563d4a1143a47e345e5775.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0031911.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/k55dachx CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36600137
São Venâncio de Luni.
São Fortunato de Todi.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Na #oração, coloquemos nossas preocupações e pedidos nas mãos de Deus, e confiemos que Ele nos ouvirá, pois sabe do que precisamos e nos dará o que é bom para nós. #AudiênciaGeral
"Irmãos e irmãs, um defeito frequente em quantos têm uma autoridade, quer se trate de autoridade civil quer eclesiástica, é exigir dos outros coisas, mesmo justas, que contudo eles não praticam em primeira pessoa. Fazem vida dupla.
(...)
A autoridade nasce do bom exemplo, para ajudar os outros a praticar o que é justo e necessário, apoiando-os nas provações que se encontram no caminho do bem. A autoridade é uma ajuda, mas se for exercida mal, torna-se opressiva, não deixa crescer as pessoas, causa um clima de desconfiança e de hostilidade e leva também à corrupção."
(Papa Francisco)
"Há formas de zelo mau que tomam a aparência de zelo bom. É o caso, por exemplo, do zelo dos fariseus, que cumpriam rigorosamente a lei exterior. A origem deste zelo 'amargo' [...] não é o amor a Deus e ao próximo, mas o orgulho. Os que a ele se entregam estão cheios de uma estima desordenada pela sua própria perfeição, não concebendo outro ideal para além do seu; tudo o que não esteja de acordo com esse ideal é necessariamente censurado; tais pessoas pretendem submeter todas as coisas à sua maneira de ver e de fazer - daí as dissensões; este zelo desemboca no ódio."
(Beato Columba Marmion)
"Aos que a cultivam, a hipocrisia faz levar sempre uma vida de mortificação amarga e rancorosa."
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário