sábado, 17 de outubro de 2020

Catequese diária - 17/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 12,8-12)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

Santo do dia: Santo Inácio de Antioquia.


By Anonymous - Chatzidakis. Byzantine Art in Greece, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38028471

São Ricardo Gwyn.


By Llywelyn2000 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=82100469

Beato Pedro da Natividade de Maria.

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Precisamos fazer crescer a consciência de que, hoje, ou nos salvamos todos ou não se salva ninguém: a pobreza, a degradação, os sofrimentos de um lugar da terra são terreno fértil de problemas que afetarão todo o planeta.

"Escrevo a todas as Igrejas e insisto junto a todas que morro de boa vontade por Deus, se vós não mo impedirdes. Suplico-vos, não vos transformeis em benevolência inoportuna para mim. Deixai-me ser comida para as feras, pelas quais me é possível encontrar Deus. Sou trigo de Deus e sou moído pelos dentes das feras, para encontrar-me como pão puro de Cristo."
(Santo Inácio de Antioquia)


"Sigam todos ao bispo, como Jesus Cristo ao Pai; sigam ao presbitério como aos apóstolos. Acatem os diáconos, como à lei de Deus. Ninguém faça sem o bispo coisa alguma que diga respeito à Igreja. Por legítima seja tida tão-somente a Eucaristia, feita sob a presidência do bispo ou por delegado seu. Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da Igreja católica. Sem o bispo, não é permitido nem batizar nem celebrar o ágape. Tudo, porém, o que ele aprovar será também agradável a Deus, para que tudo quanto se fizer seja seguro e legítimo."
(Santo Inácio de Antioquia)


"Aqueles homens santos foram presos e levados ao prefeito de Roma, chamado Rústico. Estando eles diante do tribunal, o prefeito Rústico perguntou a Justino [...]: 'Que doutrina professas?' Justino respondeu-lhe: 'Procurei conhecer todas as doutrinas, mas acabei por abraçar a doutrina verdadeira dos cristãos'. [...] O prefeito Rústico inquiriu: 'Que verdade é essa?' Justino explicou-lhe: 'Adoramos o Deus dos cristãos, a quem consideramos o único Criador, desde o princípio, e autor de toda a Criação, das coisas visíveis e invisíveis, e o Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, de quem foi anunciado pelos profetas que viria ao gênero humano como mensageiro da Salvação e Mestre da boa doutrina. E eu, que sou apenas um homem, considero insignificante tudo o que digo para exprimir a sua divindade infinita, mas reconheço o valor das profecias [...] e sei que eram inspirados por Deus os profetas que vaticinaram a sua vinda ao meio dos homens'."
(Actas do martírio de São Justino e companheiros (163))


O que é o pecado contra o Espírito Santo?


"Assusta o mal que podemos causar, se nos deixamos arrastar pelo medo ou pela vergonha de nos mostrarmos como cristãos na vida diária."
(São Josemaría Escrivá)


"Na nossa época, o preço que deve ser pago pela fidelidade ao Evangelho já não é ser enforcado, afogado e esquartejado, mas muitas vezes significa ser indicado como irrelevante, ridicularizado ou ser motivo de paródia. E contudo a Igreja não se pode eximir do dever de proclamar Cristo e o seu Evangelho como verdade salvífica, fonte da nossa felicidade última como indivíduos, e como fundamento de uma sociedade justa e humana."
(Papa Bento XVI)


"Por que calar-me? Por que escondê-lo? Por que não gritar ao mundo e publicar aos quatro ventos as maravilhas de Deus? Por que não dizer às pessoas e a todos os que querem ouvir: vedes aquilo que sou? Vedes o que fui? Vedes a minha miséria rastejando na lama? Pois pouco importa; maravilhai-vos: apesar de tudo isso, tenho Deus. Deus é meu amigo! Que o solo se afunde, e que o mar seque de espanto! Deus ama-me, a mim, com um tal amor que, se o mundo inteiro o entendesse, todas as criaturas se tornariam loucas e bradariam de assombro. E mesmo assim, seria pouco. Deus ama-me tanto, que nem os anjos o entendem!"
(São Rafael Arnaiz Barón)


Nenhum comentário:

Postar um comentário