sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Catequese diária - 9/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 11,15-26)

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

Santo do dia: São João Leonardo.


By Emmanuel Laffon - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2772974

São Dinis de Paris.


Por Anagoria - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=30080553

São John Henry Newman.


Santo Abraão, patriarca.


Santa Públia.

São Luís Beltrão.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todos nós, crentes, devemos reconhecer isto: em primeiro lugar está o amor, o amor nunca deve ser colocado em risco, o maior perigo é não amar (cf. 1 Cor 13, 1-13).

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O amor ao outro por ser quem é, impele-nos a procurar o melhor para a sua vida. Só cultivando esta forma de nos relacionarmos é que tornaremos possível aquela amizade social que não exclui ninguém e a fraternidade aberta a todos.

"Tu amas tudo, pois tudo criaste, mas amas os homens acima de tudo.
Como é isto possível Senhor? Que há no homem que não há nas outras criaturas? 'Que é o homem para Te lembrares dele, o filho do homem para com ele Te preocupares?' (Sl 8,5) […] Não tomaste a natureza dos anjos quando Te manifestaste para nossa salvação e não tomaste uma natureza humana, nem um papel, nem um cargo acima duma vida humana vulgar — não foste nazir, nem sacerdote, nem levita, nem monge, nem eremita. Vieste, precisa e plenamente, nesta natureza humana que tanto amas, […] nesta carne que caiu com Adão, com todas as nossas enfermidades, os nossos sentimentos e as nossas afinidades, excetuando o pecado."
(São John Henry Newman)


"Começam a fazer parte da vida. Também com as suas ideias e as suas inspirações, ajudam aquele homem a viver melhor… e entram na vida do homem, entram em seu coração e por dentro começam a mudar este homem, mas tranquilamente, sem fazer barulho. É diferente, este modo é diferente daquele da possessão diabólica que é forte: esta é uma possessão diabólica um pouco 'de salão', digamos assim. E isto é o que o diabo faz lentamente, em nossa vida, para mudar os critérios, para levar-nos à mundanidade. Se mimetiza em nosso modo de agir, e nós dificilmente nos damos conta. E assim, aquele homem, liberto de um demônio, torna-se um homem prisioneiro, um homem oprimido pela mundanidade. E isto é aquilo que o diabo quer, a mundanidade."
(Papa Francisco)


"Apreciai, meus irmãos, ser uma falange militante de Cristo, um exército organizado por Deus. O inimigo atacar-vos-á de todas as maneiras mas, se cerrais fileiras, ele será derrotado e retirar-se-á, lamentando e protestando que não tem por onde passar [...], pois todos o rejeitam - eis o que dirá o inimigo, meus filhos, talvez por vossa causa. Que ele não encontre ninguém que se deixe influenciar por qualquer vento e que esteja pronto a obedecer-lhe.
Vós tendes a Cristo por guia, aos seus anjos por vossos defensores e protetores. Não deixeis resvalar os vossos pés e Ele não adormecerá, não dormirá aquele que guarda Israel (cf Sl 120,3-4)."
(São Teodoro Estudita)


"Vais chapinhando nas tentações, pões-te em perigo, brincas com a vista e com a imaginação, ficas conversando sobre... estupidez. - E depois te assustas por te assaltarem dúvidas, escrúpulos, confusões, tristeza e desalento. - Tens de admitir que és pouco conseqüente."
(São Josemaría Escrivá)


"Se te deixares formar por Ele, ascenderás à perfeição, pois por esta arte de Deus será ocultada a argila que existe em ti; foi a sua mão que criou a tua substância. […] Se, porém, te tornares rígido, recusando a sua arte e mostrando-te desagradado com o que Ele fez em ti, terás rejeitado, pela tua ingratidão para com Deus, não apenas a sua arte, mas a própria vida; porque formar é próprio da bondade de Deus e ser formado é próprio da natureza do homem. Se, pois, te entregares a Ele, dando-Lhe a tua fé e a tua submissão, receberás os benefícios da sua arte e serás uma obra perfeita de Deus. Se, pelo contrário, resistires e fugires às suas mãos, a causa da tua imperfeição não residirá nele, mas em ti, que não obedeceste."
(Santo Ireneu de Lyon)


Nenhum comentário:

Postar um comentário