sábado, 31 de outubro de 2020

Catequese diária - 31/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 14,1.7-11)

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

Santo do dia: Santo Afonso Rodrigues.


Por Francisco de Zurbarán - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=160403

Santo Wolfgang de Regensburg.


By Deutsche Bundespost - scanned by NobbiP, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12739949

Beato Tomás Bellacci.

Beato Cristóvão de Romanha.

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Necessitamos viver a cidade a partir de um olhar de fé, que descubra que Deus habita nas casas, nas ruas e nas praças. Esta presença dever ser descoberta, desvelada. Deus não se esconde a quem o busca com coração sincero.

"Esta parábola, num significado mais profundo, faz pensar também na posição do homem em relação a Deus. O 'último lugar' pode representar de fato a condição da humanidade degradada pelo pecado, condição da qual só a encarnação do Filho Unigênito a pode elevar. Por isto o próprio Cristo 'ocupou o último lugar no mundo — a cruz — e, precisamente com esta humildade radical, nos redimiu e ajuda sem cessar' (Enc. Deus caritas est, 35)."
(Papa Bento XVI)


"Não queiras ser como aquele catavento dourado do grande edifício; por muito que brilhe e por mais alto que esteja, não conta para a solidez da obra.
- Oxalá sejas como um velho silhar oculto nos alicerces, debaixo da terra, onde ninguém te veja; por ti não desabará a casa."
(São Josemaría Escrivá)


"É para a alma humilde que estão abertas as portas do Céu e sobre ela se derrama todo um mar de graças. Oh, como é encantadora a alma humilde! Do seu coração, como de um turíbulo, eleva-se todo aquele perfume, extremamente agradável, que, passando as nuvens, atinge o próprio Deus, enchendo de júbilo o seu sacratíssimo coração. Deus nada recusa a uma tal alma; que assim se torna omnipotente e influi no destino do mundo inteiro; Deus exalta-a até ao seu trono e, quanto mais ela se humilha, tanto mais para ela Deus Se inclina, perseguindo-a com as suas graças e acompanhando-a em todos os momentos com a sua omnipotência. Uma alma assim está unida a Deus da maneira mais funda."
(Santa Faustina)


Nenhum comentário:

Postar um comentário