quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Catequese diária - 21/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 12,39-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

Santo do dia: Santa Úrsula e companheiras mártires.


By Master of the Legend of Saint Barbara, or Master of the Saint Barbara Legend (active Brussels 1470-1500) - http://www.sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2013/old-master-paintings-n08952/lot.65.html, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24173837

Santa Laura de Santa Catarina de Sena (Laura Montoya Upegui).


São Pedro Yu Tae-chol.

Beato Carlos I da Áustria.


By Bain News Service, publisher - This image is available from the United States Library of Congress's Prints and Photographs divisionunder the digital ID ggbain.16767.This tag does not indicate the copyright status of the attached work. A normal copyright tag is still required. See Commons:Licensing for more information., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3116848

Beato Pedro Capucci.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A oração é o centro da vida. Se houver oração, o irmão e a irmã também se tornam importantes. Quem adora a Deus, ama os seus filhos. Quem respeita a Deus, respeita os seres humanos. #AudiênciaGeral

"Olho para Cristo crucificado? De vez em quando percorro a via-sacra para verificar o preço da salvação, o preço que nos salvou, não só dos pecados mas também da mundanidade?"
(Papa Francisco)


"Queridos amigos, aceitemos o convite à vigilância, que as Escrituras nos recordam com frequência! Ela é a atitude de quem sabe que o Senhor voltará e quererá ver em nós os frutos do seu amor. A caridade é o bem fundamental que ninguém pode deixar de fazer frutificar e sem o qual qualquer outro dom é vão (cf. 1 Cor 13, 3)."
(Papa Bento XVI)


"Vigilância significa, sobretudo, abertura ao bem, à verdade, a Deus, no meio de um mundo muitas vezes inexplicável e no meio do poder do mal. Significa que o homem procure, com todas as forças e com grande sobriedade, praticar o que é justo, vivendo não segundo os próprios desejos, mas sob a orientação da fé."
(Papa Bento XVI)


"Nosso Senhor tinha anunciado a sua primeira vinda e, no entanto, surpreendeu-nos quando veio. Virá de forma muito mais súbita pela segunda vez e voltará a surpreender-nos, uma vez que, sem dizer quanto tempo decorrerá antes da sua segunda vinda, deixou a nossa vigilância à guarda da fé e do amor. [...] Com efeito, não nos basta acreditar, temos de velar; não nos basta amar, temos de velar; não nos basta obedecer, temos de velar, [...] na expectativa desse grande acontecimento que é a vinda de Cristo."
(São John Henry Newman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário