quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Catequese diária - 15/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 11,47-54)

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

Santo do dia: Santa Teresa de Jesus.


Santa Tecla de Kitzingen.

São Severo de Tréveris.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Recordamos hoje Santa #TeresadeJesus, mestra da #oração. Ela nos ensina que a oração é expressão de amizade com Aquele que sempre nos ama. Com Deus nada pode nos perturbar ou espantar, porque "só Deus basta".

Nada te perturbe (Santa Teresa de Ávila):


Não me move (Santa Teresa de Ávila):


"Para eles, Deus é quem fez a lei. E este não é o Deus da revelação. O Deus da revelação é o Deus que começou a caminhar conosco desde Abraão até Jesus Cristo, Deus que caminha com o seu povo. E quando essa relação próxima com o Senhor se perde, cai-se nessa mentalidade obtusa que acredita na autossuficiência da salvação através do cumprimento da lei."
(Papa Francisco)


"Não abandonaste à sua sorte quem Te abandonou ao martírio, 
não ofereceste resistência a quem Te atava, 
nem Te indignaste contra quem Te esbofeteava. 
Não injuriaste quem Te cuspia na cara, 
nem estremeceste perante quem Te agredia, 
não Te enfureceste contra quem de Ti escarnecia, 
nem alteraste o semblante diante de quem Te condenava."
(São Gregório de Narek)


"Está certo que ponhas esse empenho no estudo, sempre que ponhas o mesmo empenho em adquirir a vida interior."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário