domingo, 25 de outubro de 2020

Catequese diária - 25/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 22,34-40)

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”

37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Santo do dia: Santo Antônio de Sant'Anna Galvão (Frei Galvão).


By Unidentified painter - Museu de Arte Sacra de São Paulo, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22083081

Santos Crispim e Crispiniano.


São Bernardo Calbó.


São Gaudêncio de Bréscia.


By Girolamo Romanino - LAFQlur6-GyN2g at Google Cultural Institute, zoom level maximum, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13360775

Beato Tadeu McCarthy.


By Andreas F. Borchert, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=63521273

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezemos ao Senhor pela Nigéria, para que todas as formas de violência sejam sempre evitadas, na constante busca da harmonia social através da promoção da justiça e do bem comum.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não é verdadeiro amor a Deus o que não se expressa no amor ao próximo; e, da mesma forma, não é amor verdadeiro ao próximo o que não se baseia na relação com Deus. #EvangelhodeHoje (Mt 22,34-40)

"Amor que consiste precisamente no fato de que eu amo, em Deus e com Deus, a pessoa que não me agrada ou que nem sequer conheço.
Isto só é possível a partir do encontro íntimo com Deus, um encontro que se tornou comunhão de vontades, chegando mesmo a tocar o sentimento. Então aprendo a ver aquela pessoa, já não somente com os meus olhos e sentimentos, mas segundo a perspectiva de Jesus Cristo: o seu amigo é meu amigo. […] Vejo com os olhos de Cristo e posso dar ao outro muito mais do que as coisas externamente necessárias: posso dar-lhe o olhar de amor de que ele precisa."
(Papa Bento XVI)


"Se queremos ajudar os outros, temos que amá-los - insisto - com um amor que seja compreensão e entrega, afeto e voluntária humildade. Assim entenderemos por que o Senhor decidiu resumir toda a Lei nesse duplo mandamento que é na realidade um só: o amor a Deus e o amor ao próximo, com todo o coração."
(São Josemaría Escrivá)


"O que ordenas, Senhor, aos teus servos? «Tomai sobre vós o meu jugo» respondes. E como é o teu jugo? 'O meu jugo é suave e o meu fardo é leve». Quem não desejará, pois, carregar um jugo que não oprime, mas incentiva; uma carga que não esmaga, mas consola? E Tu acrescentaste, precisamente: 'E encontrareis descanso' (Mt 11,29). E que jugo é esse, que não cansa, mas dá descanso? É o primeiro e o maior dos mandamentos: 'Amarás ao Senhor, teu Deus com todo o teu coração'. Ora, nada é mais fácil, mais agradável ou mais doce que amar a bondade, a beleza e o amor que Tu és inteiramente, Senhor meu Deus."
(São Roberto Belarmino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário