segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Catequese diária - 19/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 12,13-21)

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Santo do dia: São Paulo da Cruz.


Por Miguel Palafox - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51777851

Santos mártires do Canadá (Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues e companheiros).


By Isaacjogues - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47097810

São Pedro de Alcântara.


By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/48/d2/976055c290fe165dd28f325219ee.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0032872.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/qzhwkusw CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36605990

Beato Jorge Popieluszko.


By Original: Andrzej IwańskiDerivative work: TharonXX - This file has been extracted from another file: Popieluszko Europena (02).jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=44334144

Beata Inês de Jesus (Inês Galand).



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Eu os convido mais uma vez a segurar o #Terço e elevar o olhar a Nossa Senhora, sinal de consolação e de esperança certa, como fazem hoje em todo o mundo um milhão de crianças que rezam pela unidade e pela paz. #ChildrenPraying

Das cartas de São Paulo da Cruz:


"Ele é insensato porque na prática negou Deus, não fez as contas com Ele.
(...)
A ganância pelos bens, o desejo de ter bens, não satisfaz o coração, pelo contrário, provoca mais fome! A cobiça é como aqueles doces gostosos: comes um e dizes: 'Ah! Que delícia', e depois comes outro; um atrás do outro. Assim é a ganância: nunca fica satisfeita."
(Papa Francisco)


"Não consiste a verdadeira pobreza em não ter, mas em estar desprendido, em renunciar voluntariamente ao domínio sobre as coisas.
- Por isso há pobres que realmente são ricos. E vice-versa."
(São Josemaría Escrivá)


"Talvez alguém diga: 'Dentro de tantos anos, farei isto ou aquilo'. Mas, ao dizeres isto sem sequer saberes como passarás o dia de hoje, não te parece ouvir dentro de ti aquela pergunta: 'Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?'? Imitemos, pois, a união indissolúvel dos apóstolos com o Mestre de todos e nosso Deus.
(...)
O vosso único bem, a vossa pátria, a única vida conforme com a vossa herança é Deus, o Senhor de todos, o Autor da criação."
(São Teodoro Estudita)


"A idolatria dos bens (...) não só afasta do outro, mas despoja o homem, torna-o infeliz, engana-o, ilude-o sem realizar aquilo que promete, porque coloca as coisas materiais no lugar de Deus, única fonte da vida. Como compreender a bondade paterna de Deus se o coração está cheio de si e dos próprios projetos, com os quais nos iludimos de poder garantir o futuro? A tentação é a de pensar, como o rico da parábola: 'Alma, tens muitos bens em depósito para muitos anos...'. 'Insensato! Nesta mesma noite, pedir-te-ão a tua alma...' (Lc 12, 19-20). A prática da esmola é uma chamada à primazia de Deus e à atenção para com o próximo, para redescobrir o nosso Pai bom e receber a sua misericórdia.
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário