domingo, 18 de outubro de 2020

Catequese diária - 18/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingos: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 22,15-21)

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”

18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

Santo do dia: São Lucas, evangelista.


By COPTS - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16852139

Santo Asclepíades de Antioquia.

3° DOMINGO DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DAS MISSÕES


Rezemos pelos missionários e colaboremos com eles na medida do possível.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A pertença a Cristo e o estilo de vida que disso decorre não isolam o crente do mundo, pelo contrário, o tornam protagonista de um serviço de amor em favor do bem comum.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A missão, a “Igreja em saída”, não é um programa, um intuito concretizável por um esforço de vontade. É Cristo que faz sair a Igreja de si mesma. Na missão de anunciar o Evangelho, moves-te porque o Espírito te impele e conduz. #DiaMundialdasMissões

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje e amanhã, um milhão de crianças rezam o Terço em todo o mundo. Rezam com confiança o #Terço todos os dias: é uma arma que nos protege dos males e das tentações. #ChildrenPraying

"A confiança prioritária em Deus e a esperança Nele não levam a uma fuga da realidade, mas sim a trabalhar e dar a Deus o que lhe pertence. É por isso que o fiel olha a realidade futura, a de Deus, para viver a vida terrena em plenitude e responder com coragem aos seus desafios."
(Papa Francisco)


"A resposta de Jesus leva habilmente a questão a um nível superior, atestando com fineza contra a politização da religião e a deificação do poder temporal, e contra a incansável busca da riqueza. Os seus interlocutores deviam entender que o Messias não era César, e que César não era Deus. O reino que Jesus vinha instaurar era de uma dimensão absolutamente superior. Como respondeu a Pôncio Pilatos: 'O meu reino não é deste mundo'."
(Papa Bento XVI)


"Continua a cena evangélica: E enviaram os seus discípulos - dos fariseus - juntamente com alguns herodianos, os quais lhe disseram: Mestre. Vede com que espírito retorcido o chamam Mestre; fingem-se seus admiradores e amigos, dispensam-lhe um tratamento que se reserva à autoridade de quem se espera receber um ensinamento. Magister, scimus quia verax es, sabemos que és veraz... Que astúcia tão infame! Já vistes maior duplicidade? Andai por este mundo com cuidado."
(São Josemaría Escrivá)


"A ordem do mundo depende da fidelidade de cada um aos deveres do seu estado. Todas as desordens nascem da negligência no cumprimento destes deveres. Que belo seria o mundo se cada um cumprisse os seus deveres de estado. São estes deveres o que as pessoas mais negligenciam, incluindo as pessoas mais piedosas, e diria até que, por vezes, estas até mais que as outras. E, contudo, não se acusam disso."
(São Cláudio de la Colombière)


"O tributo a César deve ser pago, porque a efígie na moeda é sua; mas o homem, cada homem, traz em si mesmo outra imagem, a de Deus, e portanto é a Ele, e somente a Ele que cada um é devedor da própria existência."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário