sábado, 24 de outubro de 2020

Catequese diária - 24/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 13,1-9)

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.

2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.

6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

Santo do dia: Santo Antônio Maria Claret.


Por Luis de Madrazo y Kuntz - [2], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39756325

São Luís Guanella.


Beato José Baldo.


Di Anonimo, no author disclosure - http://catholicsaints.info/blessed-giuseppe-baldo/, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62503252

"Podemos confiar infinitamente na misericórdia de Deus, mas sem abusar dela. Não devemos justificar a preguiça espiritual, mas aumentar o nosso esforço para corresponder prontamente a esta misericórdia com sinceridade de coração."
(Papa Francisco)


"O povo interpreta estes acontecimentos como uma punição divina pelos pecados daquelas vítimas e, considerando-se justo, pensa que não está sujeito a estes desastres, acreditando que nada tem para converter na própria vida.
(...)
Mas Jesus denuncia esta atitude como uma ilusão. (...) E convida a refletir sobre aqueles fatos, para um maior compromisso no caminho de conversão, porque é precisamente o fechamento ao Senhor, o não percorrer o caminho da conversão de si mesmo, que leva à morte, à morte da alma."
(Papa Bento XVI)


"Examina com sinceridade o teu modo de seguir o Mestre. Considera se te entregaste de uma maneira oficial e seca, com uma fé que não tem vibração; se não há humildade, nem sacrifício, nem obras nos teus dias; se não há em ti senão fachada e não estás atento ao detalhe de cada instante..., numa palavra, se te falta Amor.
Se é assim, não te pode surpreender a tua ineficácia. Reage imediatamente, levado pela mão de Santa Maria!"
(São Josemaría Escrivá)


"Convém-nos praticar o temor, mas o temor que produz a sabedoria, e não aquele que conduz ao relaxamento e ao desespero."
(São Cláudio de la Colombière)


Nenhum comentário:

Postar um comentário