quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Catequese diária - 29/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 13,31-35)

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

Santo do dia: São Narciso de Jerusalém.


By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=68572446

São Caetano Errico.


Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3696937

Santo Honorato de Vercelli.

Beata Chiara Badano.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
Expresso a minha solidariedade à comunidade católica de #Nice, em luto pelo ataque que semeou morte num lugar de oração e consolação. Rezo pelas vítimas, por suas famílias e pelo amado povo francês, para que possa reagir ao mal com o bem.

“Ide dizer a essa raposa”:


"Se Tu queres, eu também quero!"
(Beata Chiara Badano)

"Jesus: por onde quer que tenhas passado, não ficou um coração indiferente. - Ou Te amam ou Te odeiam.
Quando um homem-apóstolo Te segue, cumprindo o seu dever, poderá surpreender-me - se é outro Cristo! - que levante parecidos murmúrios de aversão ou de afeto?"
(São Josemaría Escrivá)


"Também hoje diante das calamidades, das guerras que eclodem para ‘adorar ao deus dinheiro’, dos tantos inocentes mortos pelas bombas lançadas pelos adoradores do ídolo dinheiro, também o Pai chora, também hoje diz: ‘Jerusalém, Jerusalém, filhos meus, o que estão fazendo?’ E o diz às pobres vítimas e também aos traficantes de armas e a todos aqueles que vendem a vida das pessoas. Nos fará bem pensar que o nosso Deus Pai se fez homem para poder chorar; e nos fará bem pensar que nosso Deus Pai hoje chora: chora por esta humanidade que não consegue entender a paz que Ele nos oferece, a paz do amor."
(Papa Francisco)


"Enquanto Deus, Ele é a beatitude perfeita, uma felicidade infinita que não pode aumentar nem diminuir. [...] Mas a fé ensina-nos que, pela sua humanidade, quis sofrer a Paixão, sofrer todo o tipo de dores, e morrer por amor a nós e pela nossa felicidade eterna. [...] Enquanto nossa Cabeça, Cristo foi glorificado e não sofrerá mais; mas, como é também o Corpo que une todos os seus membros (Ef 1,23), ainda não é completamente glorioso e impassível. É por isso que continua a sentir o desejo e a sede que sentia na cruz (Jo 19,28), e que, parece-me, estavam nele desde toda a eternidade. E isto é assim agora e assim será até que a última alma salva tenha entrado nesta beatitude."
(Juliana de Norwich)


Nenhum comentário:

Postar um comentário