sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Catequese diária - 23/10/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 12,54-59)

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Santo do dia: São João de Capistrano.


By Otto Bitschnau OSB - Das Leben der Heiligen Gottes nach den besten Quellen bearbeitet von P. Otto Bitschnau OSB, Professor und Capitular des Benedictiner Stiftes Einsiedeln. 2. Auflage. Einsiedeln, New-York, Cincinnati und St. Louis, Gebr. Karl & Nikolaus Benziger 1883. pages 788 and 789, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45136119

Santo Inácio de Constantinopla.

São Romão de Rouen.


By Giogo - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13358856

Beato João Bom.


Beato João Ângelo Porro.

Beato Arnaldo (Julião Nicolau Rèche).

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quem não vive a gratuidade fraterna, transforma sua existência num comércio cheio de ansiedade, sempre medindo aquilo que dá e o que recebe em troca. Deus, pelo contrário, dá de graça, ao ponto de «fazer com que o Sol se levante sobre os bons e os maus» (Mt 5, 45). #FratelliTutti

"A reconciliação não é uma atitude de boas maneiras, não: é uma atitude radical, é uma atitude que tenta respeitar a dignidade do outro e também a minha. Do insulto à reconciliação, da inveja à amizade. Este é o percurso que Jesus nos indica hoje."
(Papa Francisco)


"Não será porventura um sinal dos tempos que se verifique hoje, não obstante os vastos processos de secularização, uma generalizada exigência de espiritualidade, que em grande parte se exprime precisamente numa renovada carência de oração? Também as outras religiões, já largamente presentes nos países de antiga cristianização, oferecem as suas respostas a tal necessidade, chegando às vezes a fazê-lo com modalidades cativantes. Nós, que temos a graça de acreditar em Cristo, revelador do Pai e Salvador do mundo, temos obrigação de mostrar a profundidade a que pode levar o relacionamento com Ele."
(São João Paulo II)


"Ora, o próprio Senhor Jesus Cristo começou assim a sua pregação: 'Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu' (Mt 4,17). João Batista, o Precursor começara da mesma forma: 'Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu' (Mt 3,2).
Agora o Senhor acusa-os de não se quererem converter, ainda que o Reino dos Céus esteja próximo. […] Só Deus sabe quando será o fim do mundo: seja quando for, o tempo da fé é hoje. […] O tempo está próximo para todos nós, porque somos mortais."
(Santo Agostinho)


"Tens medo da penitência?... Da penitência, que te ajudará a obter a Vida eterna? No entanto, não vês como os homens, para conservarem esta pobre vida de agora, se submetem às mil torturas de uma cruenta operação cirúrgica?"
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário