segunda-feira, 31 de maio de 2021

Novenas em junho

Sagrado Coração de Jesus: (neste ano) de 2 a 10/06 (Festa: 11/06)

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/novena/rezemos-juntos-novena-ao-sagrado-coracao-de-jesus/

https://salvaimerainha.org.br/noticias/novena-ao-sagrado-coracao-de-jesus/

Imaculado Coração de Maria: (neste ano) de 3 a 11/06 (Festa: 12/06)

https://blog.cancaonova.com/imaculadocoracaodemaria/2016/05/25/novena-ao-imaculado-coracao-de-maria/

Santo Antônio:

Trezena: de 1 a 13/06:

https://franciscanos.org.br/carisma/trezena-de-santo-antonio-individual-ou-em-familia.html#gsc.tab=0

Novena: de 4 a 12/06

https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/formacao/novena-a-santo-antonio-de-padua-e-de-lisboa

São Luiz Gonzaga: de 12 a 20/06 (Festa: 21/06)

https://www.youtube.com/user/haimann/search?query=gonzaga

São João Batista: de 15 a 23/06 (Festa: 24/06)

https://rezairezairezai.blogspot.com/2020/06/novena-de-sao-joao-batista.html

São Josemaría Escrivá: de 17 a 25/06 (Festa: 26/06)

https://opusdei.org/pt-br/article/novena-do-trabalho/

https://jovensdacruz.com.br/novena-do-perdao-sao-josemaria-escriva/

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: de 18 a 26/06 (Festa: 27/06)

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/novena/conheca-novena-nossa-senhora-perpetuo-socorro/

São Pedro: de 20 a 28/06 (Festa: 29/06)

https://rezairezairezai.blogspot.com/2020/06/novena-poderosa-sao-pedro-apostolo.html

Santa Maria Goretti: de 27/06 a 5/07 (Festa: 6/07)

https://novenas.totusmariae.org/santa-maria-goretti/

Santa Madre Paulina: de 30/07 a 8/07 (Festa: 9/07)

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/novena/novena-a-santa-paulina/

Nossa Senhora Aparecida: 90 anos como padroeira do Brasil

Senhora Aparecida, 90 anos de padroeira:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-05/senhora-aparecida-90-anos-de-padroeira.html



Catequese diária - 31/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 1,39-56)

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA


By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15418458

Santo do dia: Santa Camila Batista de Varano.


Santa Petronila.


São Félix de Nicósia.


Beato Mariano de Roccacasale.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Se nos esquecermos do bem, o coração atrofia-se. Mas se, como Maria, nos lembrarmos das grandes coisas que o Senhor realiza, se pelo menos uma vez por dia dissermos uma pequena #oração de louvor, o coração alarga-se, a alegria aumenta. #Visitação

"A Visitação é 'o amor de Cristo [que] nos urge' (2Cor 5,14), é Jesus que, mal entrou em vós, teve sede de fazer outros santos e felizes. Pela Anunciação, Ele manifestou-Se e deu-Se a vós, santificando-vos maravilhosamente; mas não Lhe bastou: no seu amor pelos homens, quis de imediato manifestar-Se e dar-Se, através de vós, a outros, quis santificar outros e por isso fez que O transportásseis a casa de São João Batista."
(Beato Charles de Foucauld)


"A jovem Maria, que traz no seio Jesus e, esquecendo-se de si mesma, acorre em socorro do próximo, é ícone maravilhoso da Igreja na juventude perene do Espírito, da Igreja missionária do Verbo encarnado, chamada a trazê-lo ao mundo e a testemunhá-lo especialmente no serviço da caridade. Por conseguinte, invoquemos a intercessão de Maria Santíssima, para que a Igreja do nosso tempo seja poderosamente fortalecida pelo Espírito Santo."
(Papa Bento XVI)


"Nossa Mãe meditara longamente sobre as palavras das mulheres e dos homens santos do Antigo Testamento, que esperavam o Salvador, e sobre os acontecimentos de que tinham sido protagonistas. Admirara aquele cúmulo de prodígios, o esbanjamento da misericórdia de Deus sobre o seu povo, tantas vezes ingrato. Agora, ao considerar essa ternura do Céu, incessantemente renovada, brota o afeto do seu Coração imaculado."
(São Josemaría Escrivá)

domingo, 30 de maio de 2021

Catequese diária - 30/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 28,16-20)

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.

17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.

18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Santo do dia: Santa Joana d'Arc.


São Gavino da Sardenha.

Santos Basílio e Emília.

Beato Otto Neururer.

Beata Maria Celina da Apresentação da Santíssima Virgem Maria.

Beata Marta Maria Wiecka.


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Espírito Santo leva-nos a amar não só àqueles que nos amam e pensam como nós, mas a todos, como Jesus nos ensinou. Torna-nos capazes de perdoar aos inimigos, e as injustiças sofridas. Impele-nos a ser ativos e criativos no amor.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O mistério da #SantíssimaTrindade é imenso, supera as capacidades da nossa mente, mas fala ao nosso coração, porque o encontramos incluído naquela expressão de São João que resume toda a Revelação: "Deus é amor".

"É por isto que o batismo do nosso novo nascimento é colocado sob o signo destes três artigos. Deus Pai concede-no-lo, com vista ao nosso novo nascimento em seu Filho, pelo Espírito Santo. Porque aqueles que trazem em si o Espírito Santo são conduzidos ao Verbo, que é o Filho, o Filho condu-los ao Pai, e o Pai concede-lhes a imortalidade. Sem o Espírito, é impossível ver o Verbo de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai. Porque o conhecimento do Pai é o Filho; o conhecimento do Filho faz-se pelo Espírito Santo; e o Filho concede o Espírito segundo a complacência do Pai."
(Santo Ireneu de Lyon)


"E, na medida em que é amor, Deus, embora seja um e único, não é solidão, mas comunhão, entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Porque o amor é essencialmente dom de si e, na sua realidade original e infinita, é Pai que se entrega gerando o Filho, que por sua vez se entrega ao Pai, e o seu amor recíproco é o Espírito Santo, vínculo da sua unidade."
(Papa Francisco)


"Na sua humildade dócil, a Virgem Maria fez-se serva do Amor divino:  acolheu a vontade do Pai e concebeu o Filho por obra do Espírito Santo. Nela o Todo-Poderoso construiu para si um templo digno dele, fazendo do mesmo o modelo e a imagem da Igreja, mistério e casa de comunhão para todos os homens. Maria, espelho da Santíssima Trindade, nos ajude a crescer na fé no mistério trinitário."
(Papa Bento XVI)


"A Trindade apaixonou-se pelo homem, elevado à ordem da graça e feito à sua imagem e semelhança, redimiu-o do pecado - do pecado de Adão que se propagou a toda a sua descendência e dos pecados pessoais de cada um - e deseja vivamente morar na nossa alma, como diz o Evangelho: se alguém Me ama, guardará a minha palavra, e Meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele morada."
(São Josemaría Escrivá)


quinta-feira, 27 de maio de 2021

Catequese diária - 27/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 10,46-52)

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.

48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Santo do dia: Santo Agostinho da Cantuária.


Santas Bárbara Kim e Bárbara Yi.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O primeiro conselho do Espírito Santo é: «Vive o presente». Não há tempo melhor para nós: agora e aqui onde estamos é o único e irrepetível momento para fazer o bem, fazer da vida uma dádiva. Vivamos o presente!

Em segundo lugar, o Espírito Santo aconselha: «Procura o todo». O Paráclito impele à unidade, à concórdia, à harmonia das diversidades. Faz-nos sentir parte do mesmo Corpo, irmãos e irmãs entre nós. Procuremos o todo!

Por fim, o terceiro conselho: «Coloca Deus antes do teu eu». Só nos esvaziando de nós mesmos deixamos espaço ao Senhor; só nos entregando a Ele encontraremos a nós mesmos; só como pobres em espírito é que nos tornamos ricos de Espírito Santo. Coloquemos Deus em primeiro lugar!

"Sim, quanto mais o tumulto dos nossos desejos nos acabrunhar, mais insistente deve ser a nossa prece. [...] Quanto mais abafada for a voz do nosso coração, mais vigorosamente ela deve insistir, até se sobrepor ao tumulto dos pensamentos invasores e tocar o ouvido fiel do Senhor."
(São Gregório Magno)


"Bartimeu representa o homem que reconhece o seu mal, e grita ao Senhor com a confiança de ser curado. A sua imploração, simples e sincera, é exemplar, tendo entrado na tradição da oração cristã da mesma forma que a súplica do publicano no templo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador' (Lc 18, 13). No encontro com Cristo, vivido com fé, Bartimeu readquire a luz que havia perdido e, com ela, a plenitude da sua própria dignidade: põe-se de pé e retoma o caminho, que desde então tem um guia, Jesus, e uma estrada, a mesma que Jesus percorre. O evangelista não nos diz mais nada de Bartimeu, mas nele mostra-nos quem é o discípulo: aquele que, com a luz da fé, segue Jesus 'pelo caminho' (v. 52)."
(Papa Bento XVI)


"Para estes discípulos, o indigente era um transtorno no caminho, um imprevisto no programa pré-estabelecido. Preferiam os seus tempos aos do Mestre, as suas palavras à escuta dos outros: seguiam Jesus, mas tinham em mente os seus projetos. Trata-se dum risco do qual sempre nos devemos precaver. Ao contrário, para Jesus, o grito de quem pede ajuda não é um transtorno que estorva o caminho, mas uma questão vital. Como é importante, para nós, escutar a vida! Os filhos do Pai celeste prestam ouvidos aos irmãos: não às críticas inúteis, mas às necessidades do próximo. Ouvir com amor, com paciência, como Deus faz connosco, com as nossas orações muitas vezes repetitivas. Deus nunca Se cansa, sempre Se alegra quando O procuramos. Peçamos, também nós, a graça dum coração dócil a escutar."
(Papa Francisco)


"O Senhor, que o ouvira desde o começo, deixou-o perseverar na sua oração. Tal como a ti. Jesus apercebe-se do primeiro apelo da nossa alma, mas espera. Quer que nos convençamos de que precisamos dEle; quer que supliquemos, que sejamos teimosos, como aquele cego que estava à beira do caminho, à saída de Jericó.
(...)
Nunca faltam doentes que imploram como Bartimeu, com uma fé grande, e que não têm pejo em confessá-la aos gritos."
(São Josemaría Escrivá)


quarta-feira, 26 de maio de 2021

Catequese diária - 26/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 10,32-45)

Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com. medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”

Santo do dia: São Filipe Néri.


Santa Mariana de Jesus de Paredes.


São Desidério de Vienne.


De GO69 - Trabajo propio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50178936

Beato André Franchi.

Curso do apostolado TdC (Teologia do Corpo) Sorocaba: Masculinidade - O Resgate:
Já fiz a inscrição! Vamos?


Papa Francisco
@Pontifex_pt
Quando rezamos, devemos ser humildes, para que nossas palavras sejam efetivamente orações e não palavras vãs que Deus rejeita. #Oração #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt
O Espírito Santo é o Dom de Deus que nos ajuda a ser pessoas livres, pessoas que querem e sabem amar, pessoas que compreenderam que a vida é uma missão para anunciar as maravilhas que o Senhor realiza em quem n'Ele confia.

"O maior na Igreja é quem se faz servidor de todos, quem serve a todos, não quem tem mais títulos.
(...)
O caminho contra o espírito do mundo é um só: a humildade. Servir os outros, escolher o último lugar, não galgar."
(Papa Francisco)


"Esquece-te de ti mesmo... Que a tua ambição seja a de não viveres senão para os teus irmãos, para as almas. para a Igreja; numa palavra, para Deus."

"Queres um segredo para ser feliz? Dá-te e serve os outros, sem esperar que te agradeçam."

(São Josemaría Escrivá)


"Nós, que somos pequeninos, aspiramos a parecer grandes, a ser os primeiros; enquanto Deus, que é realmente grande, não tem medo de se humilhar e de se fazer último."
(Papa Bento XVI)


"Eis que o Senhor, escravo obediente, Se submeteu à injusta sentença de Pilatos e Se entregou aos seus algozes. [...] Tanto nos amou Deus que, por amor de nós, quis obedecer como escravo e morrer de morte dolorosa e infame, o suplício da cruz (cf Fil 2,8)."
(Santo Afonso Maria de Ligório)

terça-feira, 25 de maio de 2021

Catequese diária - 25/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 10,28-31)

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

Santo do dia: São Beda, o Venerável.


Por James Doyle Penrose - http://www.bible-researcher.com/bede.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25191988

Santa Maria Madalena de Pazzi.


By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/65/4b/9ca526d3cb16a5755e2824317e64.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0032625.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/z7d7bhej CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36604150

Santa Madalena Sofia Barat.


São Gregório VII, papa.


Beatificada Freira assassinada pelo “Sendero Luminoso”

Papa reconhece martírio da peruana Serva de Deus Irmã Maria Agostina Rivas López, Aguchita, e autoriza promulgação de decretos que reconhecem mais seis Servos de Deus.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O ano #LaudatoSi’ culminará com um projeto de ação concreta, a Laudato si’ Action Platform, um caminho que envolverá de diversas formas nossas comunidades, para que se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral.


"Vai ao apostolado disposto a dar tudo, e não a procurar algo de terreno."
(São Josemaría Escrivá)


"O Senhor não sabe conceder menos que tudo. Quando ele concede algo, doa-se a si mesmo, que é tudo."
"Tudo na cruz, tudo com perseguições, juntamente com as perseguições."
"Jesus doa-se totalmente a si mesmo, porque a plenitude de Deus é aniquilada na cruz."
"Os santos, o próprio Pedro, receberam-na. E no meio das provações, das dificuldades mantiveram o rosto alegre, os olhos contentes e a alegria no coração. Este é o sinal."
(Papa Francisco)


[Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer-lhe:] 
"Por quê o número cem? Porque é o número perfeito, ao qual nada pode ser acrescentado, a não ser que se volte ao princípio na contagem. Também a caridade é a mais perfeita de todas as virtudes; é impossível alguém elevar-se a uma virtude mais perfeita, e só se pode aumentar a sua perfeição voltando ao princípio no conhecimento pessoal e dando início a uma nova centena de méritos; mas acaba-se sempre a contagem quando se chega ao número cem. É esse o cêntuplo que dou aos que Me entregaram o um da sua vontade própria, seja pela obediência comum, seja pela obediência particular.

E com este cêntuplo chegareis à vida eterna. [...] Este cêntuplo é o fogo da caridade divina. É porque receberam de Mim este cêntuplo que se encontram num estado de maravilhosa alegria, que lhes toma totalmente conta do coração."


"'Vem e segue-Me!'. Eis a vocação cristã que brota de uma proposta de amor do Senhor, e que só se pode realizar graças a uma nossa resposta de amor. Jesus convida os seus discípulos ao dom total da sua vida, sem cálculos nem vantagens humanas, com uma confiança em Deus sem hesitações. Os santos acolhem este convite exigente, e põem-se com docilidade humilde no seguimento de Cristo crucificado e ressuscitado. A sua perfeição, na lógica da fé por vezes humanamente incompreensível, consiste em não colocar a si mesmos no centro, mas em escolher ir contra a corrente vivendo segundo o Evangelho." 
(Papa Bento XVI)

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Catequese diária - 24/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 19,25-34)

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.

26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”.

29Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.

32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus.

33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

FESTA DE SANTA MARIA, MÃE DA IGREJA


By Judgefloro - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66791953

NOSSA SENHORA AUXILIADORA


Santo do dia: São Vicente de Lérins.

Santa Joana, esposa de Cuza.

Beato Luís Zeferino Moreau.


By J.E. Livernois - This image is available from Bibliothèque et Archives nationales du Québec under the reference number P560,S2,D1,P921, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7101902

Beato João de Prado.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Na festa da Bem-Aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, #RezemosJuntos pelos nossos queridos irmãos e irmãs da China. Que o Espírito Santo os ajude a serem portadores da boa nova, testemunhas da caridade e construtores da justiça e da paz na sua pátria.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje, confiemo-nos à intercessão maternal de Maria Santíssima, a fim de que o Espírito Santo desça abundantemente sobre a Igreja do nosso tempo, encha os corações de todos os fiéis e faça arder neles o fogo do seu amor. #MãedaIgreja

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Espírito Santo, Espírito Paráclito, consolai os nossos corações. Ó nosso Advogado, suave Sugeridor da alma, tornai-nos testemunhas do hoje de Deus, profetas de unidade para a Igreja e a humanidade, apóstolos apoiados na vossa graça, que tudo cria e tudo renova.

"Ó Mãe, Mãe! Com essa tua palavra - 'fiat' - nos tornaste irmãos de Deus e herdeiros da sua glória. - Bendita sejas!"
"Maria, Mestra de oração. - Olha como pede a seu Filho em Caná. E como insiste, sem desanimar, com perseverança. - E como consegue.
 - Aprende."
(São Josemaría Escrivá)


"Maria, mãe da Igreja, ajuda-nos a entregar-nos plenamente a Jesus, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e de cruz, quando nossa fé é chamada a amadurecer."
(Papa Francisco)


"Antes de morrer, Jesus vê a Mãe aos pés da Cruz; e vê o filho predileto, e este filho predileto certamente é uma pessoa, um indivíduo muito importante, mas é mais: é um exemplo, uma prefiguração de todos os discípulos amados, de todas as pessoas chamadas pelo Senhor para ser 'discípulo amado' e, por conseguinte, de modo particular também dos sacerdotes."
(Papa Bento XVI)

domingo, 23 de maio de 2021

Catequese diária - 23/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 20.19-23)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

SOLENIDADE DE PENTECOSTES


Vinde, Espírito Santo!

Sequência de Pentecostes:


Santo do dia: São João Batista de Rossi.


São Desidério de Langres.


By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16471826

Santos mártires da Mesopotâmia.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Abramos também hoje nossos corações ao dom do Espírito Santo, que nos faz sentir toda a beleza e verdade do amor de Deus em Cristo morto e ressuscitado. E impele-nos a sair, a testemunhar este Amor que sempre nos precede com a sua misericórdia. #Pentecostes

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Espírito Santo, o amor de Deus, age no nosso espírito. Visita «o íntimo do coração», como «doce hóspede da alma». É a ternura de Deus em pessoa, que não nos deixa sozinhos. #Pentecostes

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pela situação na Colômbia, que continua a ser preocupante. Exorto todos a evitar, por razões humanitárias, comportamentos nocivos para a população no exercício do direito à manifestação pacífica.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezemos também pelas populações da cidade de Goma, na República Democrática do Congo, obrigados a fugir por causa da erupção do grande vulcão Nyiragongo.

SANTA MISSA NA SOLENIDADE DE PENTECOSTES

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

Basílica de São Pedro
Domingo, 23 de maio de 2021


"Permanecer juntos foi a condição exigida por Jesus para receber o dom do Espírito Santo; pressuposto da sua concórdia foi uma oração prolongada. Desta forma, encontramos delineada uma formidável lição para cada comunidade cristã. Por vezes pensa-se que a eficiência missionária dependa principalmente de uma programação atenta e da sucessiva inteligente realização mediante um empenho concreto. Sem dúvida, o Senhor pede a nossa colaboração, mas antes de qualquer resposta nossa é necessária a sua iniciativa: é o seu Espírito o verdadeiro protagonista da Igreja. As raízes do nosso ser e do nosso agir estão no silêncio sábio e providente de Deus."
(Papa Bento XVI)


"Sinto o amor dentro de mim: e quero cultivar o trato com Ele, ser seu amigo, seu confidente..., facilitar-lhe o trabalho de polir, de arrancar, de inflamar... Não saberei fazê-lo, mas Ele me dará forças, Ele fará tudo, se eu quiser... e como quero! Divino Hóspede, Mestre, Luz, Guia, Amor: que o pobre burrico saiba acolher-te, e escutar tuas lições, e inflamar-se, e seguir-te e amar-te. Propósito: frequentar, se possível sem interrupção, a amizade e o convívio amoroso e dócil com o Espírito Santo. Veni Sancte Spiritus!..."
(São Josemaría Escrivá)


"'Todo o Monte Sinai fumegava, porque o Senhor havia descido sobre ele no meio de chamas', diz o Êxodo (v.18). [...] Aqueles que tinham sido abrasados pelo fogo do Espírito Santo não poderiam deixar de arder; e, assim como o fumo assinala a presença do fogo, assim também o fogo do Espírito Santo manifestou a sua presença no coração dos apóstolos, revelando-Se pela segurança dos seus discursos e a diversidade das línguas que falavam. Felizes os corações que estão cheios deste fogo! Felizes os homens que ardem com este calor! 'Todo o monte estremecia violentamente, e os sons da trombeta repercutiam-se cada vez mais' (vv.18-19) [...]; também a voz dos apóstolos e a sua pregação se tornaram cada vez mais fortes, fazendo-se ouvir cada vez mais longe, até que 'por toda a Terra caminha o seu eco, até aos confins do Universo a sua palavra' (Sl 18,5)."
(São Bruno de Segni)



sábado, 22 de maio de 2021

Catequese diária - 22/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 21,20-25)

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”

22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

Santo do dia: Santa Rita de Cássia.


Santos Casto e Emílio.

Santa Humildade (Rosana Negusanti).


By Pietro Lorenzetti - Transferred from en.wikipedia; transferred to Commons by User:Off2riorob using CommonsHelper.. Original uploader was Pethan at en.wikipedia 12 August 2004 (original upload date) http://gallery.euroweb.hu/html/l/lorenzet/pietro/6umilta.html Web Gallery of Art:   Image  Info about artwork, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6827819

Beata Maria Domingas Brun Barbantini.

Beato Matias de Arima.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A cada ano desaparecem milhares de espécies vegetais e animais que nossos filhos não poderão conhecer, perdidas para sempre. Por nossa causa, milhares de espécies não darão glória a Deus com a sua existência. Não temos esse direito. #Biodiversidade #SemanaLaudatoSi

"Que ninguém diga que foi posto de lado porque não lhe foi atribuída uma promoção. Recordemos que o Senhor Jesus preferiu Pedro a João, mas não foi por ter conferido a primazia a Pedro que retirou o seu afeto a João. Ele confiou a sua Igreja a Pedro; a João, entregou sua Mãe muito amada (cf Jo 19,27). Deu a Pedro as chaves do seu reino (cf Mt 16,19); a João, mostrou os segredos do seu coração (cf Jo 13,25). Por conseguinte, Pedro ocupa uma posição elevada, mas o lugar de João é mais seguro. Embora tivesse recebido o poder, quando Jesus declarou: 'Um de vós há de entregar-Me' (Jo 13,21), Pedro tremeu e assustou-se como os outros; João, por sua vez, instigado por Pedro e animado pela sua proximidade ao Senhor, perguntou-Lhe de quem falava."
(Santo Aelredo de Rievaulx)


"Hoje, o Senhor repete a mim, a vós e a todos os Pastores: Segue-Me! Não percas tempo em questões ou conversas inúteis; não te detenhas nas coisas secundárias, mas fixa-te no essencial e segue-Me. Segue-Me, não obstante as dificuldades. Segue-me na pregação do Evangelho. Segue-Me no testemunho duma vida que corresponda ao dom de graça do Batismo e da Ordenação. Segue-Me quando falas de Mim às pessoas com quem vives dia-a-dia, na fadiga do trabalho, do diálogo e da amizade. Segue-Me no anúncio do Evangelho a todos, especialmente aos últimos, para que a ninguém falte a Palavra de vida, que liberta de todo o medo e dá a confiança na fidelidade de Deus. Tu segue-Me!"
(Papa Francisco)


"Mas qual é a mensagem que esta Santa nos transmite? É uma mensagem que emerge da sua vida:  humildade e obediência foram a via pela qual Rita caminhou para uma semelhança sempre mais perfeita ao Crucificado. O estigma que brilha na sua testa é a autenticação da sua maturidade cristã. Na Cruz com Jesus, ela de certo modo formou-se naquele amor, que tinha já conhecido e expresso de maneira heroica entre as paredes de casa e na participação nas vicissitudes da sua cidade.
Seguindo a espiritualidade de Santo Agostinho, fez-se discípula do Crucificado e, 'perita no sofrer', aprendeu a entender os sofrimentos do coração humano. Rita tornou-se assim advogada dos pobres e dos desesperados, obtendo para quem a tenha invocado nas mais diversas situações inúmeras graças de consolação e de conforto."
(São João Paulo II)


sexta-feira, 21 de maio de 2021

Catequese diária - 21/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 21,15-19)

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

Santo do dia: Santo Eugênio de Mazenod.


Por N.N. - http://en.wikipedia.org/wiki/File:St_eugene.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8012169

Beato Hemming de Turku.


Beatos Manuel Gómez González e Adílio Daronch. 

Brasileira Rosita Paiva tem processo de beatificação autorizado:


Igreja terá primeira noiva beata:


Papa Francisco
@Pontifex_pt
Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa. #SemanaLaudatoSi

Papa Bento XVI explica a riqueza do diálogo entre Nosso Senhor e São Pedro, com base no texto original. Confira:


"Se Cristo nos ama, somos nós, e não Ele, os beneficiados. Se nós amamos a Cristo, também somos nós, e não Ele, que ganhamos. E o Senhor Jesus, querendo mostrar-nos como devem os homens provar que O amam, revela-no-lo claramente: amando as suas ovelhas.
(...)
Amemo-nos, pois, uns aos outros e amaremos a Cristo."
(Santo Agostinho)


"Herdeiro da missão de Pedro […], o Bispo de Roma exerce um ministério que tem a sua origem na misericórdia multiforme de Deus, a qual converte os corações e infunde a força da graça onde o discípulo sente o sabor amargo da sua fraqueza e miséria. A autoridade própria deste ministério está posta totalmente ao serviço do desígnio misericordioso de Deus e será vista sempre nesta perspectiva. É nela que se explica o seu poder. Ligado como está à tríplice profissão de amor de Pedro, que corresponde à tríplice negação, o seu sucessor sabe que deve ser sinal de misericórdia. O seu ministério é um ministério de misericórdia, nascido de um ato de misericórdia de Cristo."
(São João Paulo II)


"Deus me ama... E o Apóstolo João escreve: 'Amemos, pois, a Deus, porque Deus nos amou primeiro'. - Como se fosse pouco, Jesus dirige-se a cada um de nós, apesar das nossas inegáveis misérias, para nos perguntar como a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?'...
- É o momento de responder: 'Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo!', acrescentando com humildade: - Ajuda-me a amar-te mais, aumenta o meu amor!"
(São Josemaría Escrivá)


“O ponto de partida da vida cristã não está no fato de ser dignos; com aqueles que se julgavam bons, bem pouco pôde fazer o Senhor. Quando nos consideramos melhores que os outros, é o princípio do fim. O Senhor não realiza prodígios com quem se crê justo, mas com quem sabe que é necessitado. Não é atraído pela nossa habilidade, não é por isso que nos ama. Ele ama-nos como somos, e procura pessoas que não se bastam a si mesmas, mas estão prontas a abrir-Lhe o coração."
(Papa Francisco)


"Jesus quer que os pastores o sigam assim: amando, apascentando e preparando-se para a cruz."
(Papa Francisco)


quinta-feira, 20 de maio de 2021

Catequese diária - 20/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 17,20-26)

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

Santo do dia: São Bernardino de Sena.


Por Antonio Raggi - User:JoJan, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=396940

São Lúcifer de Cagliari.


By Sailko - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=95812374

Beata Colomba de Rieti.


Beata Maria Crescência Pérez.


By Anonymous - http://hagiopedia.blogspot.com/2013/05/beata-maria-crescencia-perez-maria.html, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83051262

Em 20 de maio, a abertura do Ano Inaciano 2021-2022:

"Os jesuítas preparam-se para celebrar o Ano Inaciano, convocado pelo Superior Geral da Companhia de Jesus e Vice-Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Gregoriana, Pe. Arturo Sosa Abascal S.J..

A abertura das celebrações será na quinta-feira, 20 de maio, data em que, no ano de 1521, Inácio de Loyola foi ferido durante a batalha de Pamplona (Espanha) o que o obrigou a uma longa convalescença. E foi precisamente neste tempo que teve início a sua conversão: 'Porém, quer o irmão como todas as outras pessoas da casa perceberam a partir do comportamento exterior a mudança que ocorrera internamente na sua alma' (Autobiografia, 10)."


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Neste 500º aniversário em que Santo Inácio foi ferido em Pamplona, convido todos a unirem-se neste caminho de conversão com o peregrino Inácio, para que possamos ser renovados e ver novas todas as coisas em Cristo. #Ignatius500

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos hoje pelas vítimas da crise climática e continuemos a trabalhar para que a Terra seja realmente uma casa comum onde todos possam ter seu lugar. #SemanaLaudatoSi

"Depois de tudo ter realizado e de ter assumido por nós uma natureza humana, Cristo, nosso Deus, Jesus, o absolutamente perfeito, subiu ao Céu e, como fruto do seu combate, deixou-nos a sua paz, dizendo: 'Deixo-vos a minha paz' (Jo 14,27).
(...)
Exultai e enchei-vos de alegria vendo o amor de Deus pelo homem! Temos a vida sob os nossos olhos, a alegria diante de nós, a felicidade a nossos pés! A porta está aberta! Correi e tomai, pois a ninguém faltará a energia para o fazer!"
(São Teodoro Estudita)


"O esforço de cada um de vós, isolado, é ineficaz. - Se vos unir a caridade de Cristo, ficareis maravilhados com a eficácia."
(São Josemaría Escrivá)


"Se se encontrarem sempre mais assiduamente diante de Cristo na oração, poderão ganhar coragem para enfrentar toda a dolorosa realidade humana das divisões, e reencontrar-se-ão juntos naquela comunidade da Igreja que Cristo forma incessantemente no Espírito Santo, apesar de todas as debilidades e limitações humanas.
A comunhão na oração induz a ver com olhos novos a Igreja e o cristianismo. Com efeito, não se deve esquecer que o Senhor implorou do Pai a unidade dos Seus discípulos, para que servisse de testemunho à sua missão e o mundo pudesse acreditar que o Pai O tinha enviado (cf Jo 17,21)."
(São João Paulo II)