quarta-feira, 19 de maio de 2021

Catequese diária - 19/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 17,11b-19)

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.

13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.

17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

Santo do dia: Santo Ivo.


By Workshop of Rogier van der Weyden - 1. Web Gallery of Art:   Image  Info about artwork2. National Gallery, London, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1249258

São Crispim de Viterbo.




Santo Urbano I, papa.


By Wolfgang Sauber - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=95615524

São Celestino V, papa.


By Niccolò di Tommaso - Marie-Lan Nguyen, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22413892

Santa Maria Bernarda (Verena Bütler).


Por Desconhecido - http://kath.ch/bernarda/download/bild_ohne_rahmen.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4978850

Beata Josefina Suriano.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
Na #oração, quando nos damos conta de nossas distrações, o que nos ajuda a combatê-las é oferecer o coração ao Senhor com humildade para que o purifique e volte a concentrar-se nele.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
Nestes dias de preparação para a Solenidade de #Pentecostes, peçamos ao Senhor que nos envie os dons do Espírito Santo para podermos perseverar na nossa vida de #oração com humildade e alegria, superando as dificuldades com sabedoria e constância.

"Um segredo. - Um segredo em voz alta: estas crises mundiais são crises de santos.
Deus quer um punhado de homens 'seus' em cada atividade humana. - Depois... 'pax Christi in regno Christi' - a paz de Cristo no reino de Cristo."
(São Josemaría Escrivá)


"Todos os que são engendrados da raça do Adão pecador pertencem a este mundo; os que foram regenerados em Jesus Cristo pertencem ao seu Reino e já não são deste mundo. 'Com efeito, Deus arrancou-nos ao poder das trevas e transferiu-nos para o Reino do seu Filho bem-amado' (Col 1,13)."
(Santo Agostinho)


"Por um só corpo, o seu próprio corpo, Ele abençoou os que creem n’Ele, numa comunhão mística fez um só corpo com Ele e entre eles.
Por conseguinte, quem poderá separar, quem poderá privar da sua união física os que, por esse corpo sagrado e só por ele, são unidos na unidade de Cristo? Se partilhamos do mesmo pão, formamos todos um só corpo (1Cor 10,17). Porque Cristo não pode ser repartido. É por isso que também a Igreja é chamada corpo de Cristo, e nós os seus membros, segundo a doutrina de São Paulo (Ef 5, 30)."
(São Cirilo de Alexandria)


"Para o compreendermos, temos sobretudo de esclarecer o significado das palavras 'santo' e 'santificar/consagrar', na Bíblia. 'Santo': com esta palavra, descreve-se em primeiro lugar a natureza do próprio Deus, o seu modo de ser muito particular, divino, que é próprio só d’Ele. Só Ele é o verdadeiro e autêntico Santo no sentido originário. Qualquer outra santidade deriva d’Ele, é participação no seu modo de ser. Ele é a Luz puríssima, a Verdade e o Bem sem mancha. Por isso, consagrar alguma coisa ou alguém significa dar tal coisa ou pessoa em propriedade a Deus, tirá-la do âmbito daquilo que é nosso e inseri-la na atmosfera d’Ele, de tal modo que deixe de pertencer às nossas coisas para ser totalmente de Deus. Consagração é, pois, tirar do mundo e entregar ao Deus vivo. Aquela coisa ou pessoa deixa de pertencer a nós ou a si mesma, mas é imersa em Deus."
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário