terça-feira, 11 de maio de 2021

Catequese diária - 11/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 16,5-11)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

Santo do dia: Santo Inácio de Laconi.


São Mamerto de Vienne.

By Uncertain - Scanned by uploader from page 269 of Little Pictorial Lives of the Saints, Benzinger Brothers, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10532122

Beato Gregório Celli.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

“Que caminho sigo?”. Há caminhos que não levam ao Céu: os caminhos da mundanidade, da auto-afirmação, do poder egoísta. E há o caminho de Jesus, o caminho do amor humilde, da oração, da mansidão, da confiança, do serviço aos outros.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O Espírito chama, também hoje, homens e mulheres para irem ao encontro de tantas pessoas que esperam conhecer a beleza, a bondade e a verdade da fé cristã. #Catequistas #AntiquumMinisterium

CARTA APOSTÓLICA

SOB FORMA DE «MOTU PROPRIO»

DO SUMO PONTÍFICE

FRANCISCO

ANTIQUUM MINISTERIUM

PELA QUAL SE INSTITUI O

MINISTÉRIO DE CATEQUISTA

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/motu_proprio/documents/papa-francesco-motu-proprio-20210510_antiquum-ministerium.html

Homilia do padre Paulo Ricardo: "O pecado, a justiça e o juízo"

https://www.youtube.com/watch?v=zYGe0fomAvo&feature=youtu.be

"Esta atualização permanente da presença ativa de Jesus Senhor no seu povo, realizada pelo Espírito Santo e expressa na Igreja através do ministério apostólico e a comunhão fraterna, é aquilo que em sentido teológico se quer dizer com a palavra Tradição: ela não é a simples transmissão material de quanto foi doado no início aos Apóstolos, mas a presença eficaz do Senhor Jesus, crucificado e ressuscitado, que acompanha e guia no Espírito a comunidade por ele reunida.

A Tradição é a comunhão dos fiéis à volta dos legítimos Pastores no decorrer da história, uma comunhão que o Espírito Santo alimenta garantindo a ligação entre a experiência da fé apostólica, vivida na originária comunidade dos discípulos, e a experiência atual de Cristo na sua Igreja."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060426.html

"Cultiva o trato com o Espírito Santo - o Grande Desconhecido -, que é quem te há de santificar.

Não te esqueças de que és templo de Deus. - O Paráclito está no centro da tua alma: escuta-O e segue docilmente as suas inspirações."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-57.htm

"Nada permite perceber melhor o desejo ardente que Deus tem de conduzir os homens à felicidade soberana que a consciência que lhes deu para lhes servir de guia. Não há nada que permita distinguir tão claramente o bem do mal, nada que tão fielmente no-lo mostre, nada que tanto insista conosco para abraçarmos o primeiro e fugirmos do segundo. Mas, se a consciência é um efeito do seu amor, não deixa de ser também um efeito do seu zelo pela justiça; porque esta consciência, que tanto se preocupa em nos afastar do mal, é também profundamente severa a punir-nos por ele."

(São Cláudio de la Colombière)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário