domingo, 2 de maio de 2021

Catequese diária - 2/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 15,1-8)

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.

4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.

7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Santo do dia: Santo Atanásio de Alexandria.


Santo Antonino de Florença.

De Jordiferrer - Trabajo propio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56219926

Com a oração do Rosário, Papa Francisco inaugura mês de oração pelo fim da pandemia:

https://www.acidigital.com/noticias/com-a-oracao-do-rosario-papa-francisco-inaugura-mes-de-oracao-pelo-fim-da-pandemia-20189?fbclid=IwAR0htbl-rUN8MOYEDy6Wb8DGMyulfPTZvh1qUV7dTh8t7IfS4bAS_-GC-Tg

Papa Francisco

@Pontifex_pt

No #EvangelhoDeHoje (Jo 15,1-8) o Senhor quer nos dizer que antes da observância de Seus mandamentos, antes das bem-aventuranças, antes das obras de misericórdia, é necessário estarmos unidos a Ele, permanecer n’Ele.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O permanecer n’Ele é um permanecer ativo, e também recíproco. Os ramos sem a videira não podem fazer nada, eles precisam da seiva para crescer e dar frutos; mas a videira também precisa dos ramos, porque os frutos não brotam no tronco da árvore.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Pedimos a nossa Mãe do Céu para falar ao coração de todos os líderes de Mianmar para que encontrem a coragem de trilhar o caminho do encontro, da reconciliação e da paz.

O Papa: "Uma vida verdadeiramente cristã testemunha Cristo":

"A fecundidade da nossa vida depende da oração. Podemos pedir para pensar como Ele, agir como Ele, ver o mundo e as coisas com os olhos de Jesus. E assim amar os nossos irmãos e irmãs, começando pelos mais pobres e sofredores, como Ele fez, e amá-los com o seu coração e levar ao mundo frutos de bondade, frutos de caridade, frutos de paz."

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-05/papa-francisco-regina-coeli-domingo-2-de-maio.html

"Na parábola, o Senhor Jesus começa dizendo: 'Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor' (Jo 15, 1), explicando que o vinhateiro toma a tesoura, corta os ramos secos e poda aqueles que produzem fruto para que deem mais fruto. (...) Quer dar-nos uma vida nova, pujante de força, um coração cheio de amor, de bondade e de paz. Cristo veio chamar os pecadores; são estes que precisam do médico, não os sãos (cf. Lc 5, 31-32). Deste modo, como diz o Concílio Vaticano II, a Igreja é o 'universal sacramento de salvação' (LG 48), que existe para os pecadores, para nós, a fim de nos abrir o caminho da conversão, da cura e da vida. Esta é a contínua e grande missão da Igreja, que Cristo lhe conferiu."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20110922_olympiastadion-berlin.html

"Os ramos, unidos à videira, amadurecem e dão frutos.

- Que havemos de fazer tu e eu? Estar muito unidos, por meio do Pão e da Palavra, a Jesus Cristo, que é a nossa videira..., dizendo-Lhe palavras de carinho ao longo de todo o dia. Os apaixonados fazem assim."

(São Josemaría Escrivá)/

https://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-437.htm

"Dá-me ter o verdadeiro culto da santa religião, ser verdadeiramente fiel aos deveres da vida espiritual; e, com o teu amor, dar frutos de virtude e santidade, a fim de que, no momento da colheita, isto é, no dia da minha morte, possa comparecer na tua presença em plena maturidade e na consumação da perfeição religiosa, amém."

(Santa Gertrudes de Helfta)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário