sexta-feira, 21 de maio de 2021

Catequese diária - 21/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 21,15-19)

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

Santo do dia: Santo Eugênio de Mazenod.


Por N.N. - http://en.wikipedia.org/wiki/File:St_eugene.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8012169

Beato Hemming de Turku.


Beatos Manuel Gómez González e Adílio Daronch. 

Brasileira Rosita Paiva tem processo de beatificação autorizado:


Igreja terá primeira noiva beata:


Papa Francisco
@Pontifex_pt
Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa. #SemanaLaudatoSi

Papa Bento XVI explica a riqueza do diálogo entre Nosso Senhor e São Pedro, com base no texto original. Confira:


"Se Cristo nos ama, somos nós, e não Ele, os beneficiados. Se nós amamos a Cristo, também somos nós, e não Ele, que ganhamos. E o Senhor Jesus, querendo mostrar-nos como devem os homens provar que O amam, revela-no-lo claramente: amando as suas ovelhas.
(...)
Amemo-nos, pois, uns aos outros e amaremos a Cristo."
(Santo Agostinho)


"Herdeiro da missão de Pedro […], o Bispo de Roma exerce um ministério que tem a sua origem na misericórdia multiforme de Deus, a qual converte os corações e infunde a força da graça onde o discípulo sente o sabor amargo da sua fraqueza e miséria. A autoridade própria deste ministério está posta totalmente ao serviço do desígnio misericordioso de Deus e será vista sempre nesta perspectiva. É nela que se explica o seu poder. Ligado como está à tríplice profissão de amor de Pedro, que corresponde à tríplice negação, o seu sucessor sabe que deve ser sinal de misericórdia. O seu ministério é um ministério de misericórdia, nascido de um ato de misericórdia de Cristo."
(São João Paulo II)


"Deus me ama... E o Apóstolo João escreve: 'Amemos, pois, a Deus, porque Deus nos amou primeiro'. - Como se fosse pouco, Jesus dirige-se a cada um de nós, apesar das nossas inegáveis misérias, para nos perguntar como a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?'...
- É o momento de responder: 'Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo!', acrescentando com humildade: - Ajuda-me a amar-te mais, aumenta o meu amor!"
(São Josemaría Escrivá)


“O ponto de partida da vida cristã não está no fato de ser dignos; com aqueles que se julgavam bons, bem pouco pôde fazer o Senhor. Quando nos consideramos melhores que os outros, é o princípio do fim. O Senhor não realiza prodígios com quem se crê justo, mas com quem sabe que é necessitado. Não é atraído pela nossa habilidade, não é por isso que nos ama. Ele ama-nos como somos, e procura pessoas que não se bastam a si mesmas, mas estão prontas a abrir-Lhe o coração."
(Papa Francisco)


"Jesus quer que os pastores o sigam assim: amando, apascentando e preparando-se para a cruz."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário