quinta-feira, 6 de maio de 2021

Catequese diária - 6/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 15,9-11)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

Santo do dia: São Domingos Sávio.


By Unknown author - Unknown source, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=477906

São Francisco de Montmorency-Laval.


São Lúcio de Cirene.

Beata Ana Rosa Gattorno.


Beata Maria Catarina Troiani.

Papa Francisco estabelece ministério de catequista:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Pensei dedicar a mensagem para o 107º Dia Mundial do #Migrante e do #Refugiado ao tema “Rumo a um nós cada vez maior”, pretendendo assim indicar claramente um horizonte para o nosso caminho comum neste mundo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Estamos todos no mesmo barco e somos chamados a empenhar-nos para que não existam mais muros que nos separam, nem existam mais os outros, mas só um nós, do tamanho da humanidade inteira. 

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O 107º DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO

[26 de setembro de 2021]

«Rumo a um nós cada vez maior»


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus salva com o amor, não com a força; propondo-se, não se impondo.

"Antes morrer do que pecar."
(São Domingos Sávio)

"Crede que não há amigo, irmão, pai, mãe, esposo ou noivo neste mundo que vos ame mais do que o vosso Deus. (...) Nós éramos criaturas débeis, pobres servos; e eis que nos tornamos amigos, e amigos muito queridos do nosso Criador.
Precisamente para nos aumentar a confiança, Ele aniquilou-Se (cf Fil 2,7), abaixando-Se à condição de homem, permanecendo entre os homens (cf Bar 3,38). Mas não Lhe bastou: fez-Se menino, fez-Se pobre, deixou-Se matar injustamente numa cruz diante de todo o povo. Mais ainda, ficou sob as espécies de pão, para Se tornar nosso companheiro de todos os dias e Se unir, em união íntima, a cada um de nós: 'Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em Mim e Eu nele' (Jo 6,56), prometeu. Em suma, ama tanto cada um de nós, que é como se não amasse mais ninguém."
(Santo Afonso Maria de Ligório)


"A alegria que deves ter não é essa que poderíamos chamar fisiológica, de animal são, mas uma outra, sobrenatural, que procede de abandonar tudo e te abandonares a ti mesmo nos braços amorosos do nosso Pai-Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"Efetivamente, Maria foi a primeira que observou de maneira plena a palavra do seu Filho, demonstrando deste modo que O ama não apenas como Mãe, mas ainda antes como serva humilde e obediente; por isso, Deus Pai amou-a e nela a Santíssima Trindade fez a sua morada. Além disso, quando Jesus promete aos seus amigos que o Espírito Santo os assistirá, ajudando-os a recordar cada uma das suas palavras e a compreendê-las profundamente (cf. Jo 14, 26), como não pensar em Maria, que no seu coração, templo do Espírito, meditava e interpretava fielmente tudo aquilo que o seu Filho dizia e fazia? Deste modo, já antes e sobretudo depois da Páscoa, a Mãe de Jesus tornou-se também a Mãe e o modelo da Igreja."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário