terça-feira, 4 de maio de 2021

Catequese diária - 4/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 14,27-31a)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

Santo do dia: São Floriano.

Santa Antonina de Niceia.

Beato João Martinho Moye.

By Paralacre - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=30439887

Beato Ladislau de Gielniow.


Papa Francisco

@Pontifex_pt

#RezemosJuntos para que os responsáveis pelo mundo financeiro colaborem com os governos para regulamentar os mercados financeiros e proteger os cidadãos em perigo. #IntençãodeOração

"Como hás de ter paz, se te deixas arrastar - contraindo os 'puxões' da graça - por essas paixões que nem sequer tentas dominar?"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-27.htm

"Cada cristão deve ser, na sociedade humana, uma centelha de luz, um foco de amor, um fermento para toda a massa (cf Mt 5,14; 13,33). E sê-lo-á tanto mais quanto mais viver unido a Deus na intimidade de si mesmo. Só haverá paz na sociedade humana se ela estiver presente em cada um dos seus membros, se em cada um se instaurar a ordem querida por Deus. […] Este intento é tão nobre e elevado que homem algum, embora louvavelmente animado de toda a boa vontade, poderá levá-lo a efeito só com as próprias forças. Para que a sociedade humana seja um espelho o mais fiel possível do Reino de Deus, é muito necessário o auxílio do Alto. [...]

Com a sua dolorosa paixão e morte [Cristo] venceu o pecado, que é fator de dissensões, misérias e desequilíbrios. […] 'Porque Ele é a nossa paz: […] Veio e anunciou a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam perto' (Ef 2,14-17)."

(São João XXIII)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Jesus vive a sua existência segundo o centro da sua Pessoa: o seu ser Filho de Deus. A sua vontade humana é atraída para dentro do Eu do Filho, que se abandona totalmente ao Pai. Assim Jesus diz-nos que só conformando a própria vontade com a divina, o ser humano alcança a sua verdadeira altura, tornando-se 'divino'; só saindo de si mesmo, só no 'sim' a Deus, se realiza o desejo de Adão, de todos nós, de sermos completamente livres. É isto que Jesus realiza no Getsêmani: transferindo a vontade humana para a vontade divina nasce o homem verdadeiro, e nós somos remidos."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20120201.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário