sexta-feira, 14 de maio de 2021

Catequese diária - 14/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 15,9-17)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.

11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.

16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

Santo do dia: São Matias, apóstolo.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Se as famílias não estiverem no centro do presente, não haverá futuro; mas se as famílias recomeçam, tudo recomeça. #Natalidade

"Aquilo que os apóstolos pregaram foi o que Cristo lhes revelou, que só pode ser garantido por estas mesmas Igrejas fundadas pelos próprios apóstolos, onde eles pregaram de viva voz, como se diz, e seguidamente por meio de cartas."

(Tertuliano)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Se não te vejo praticar a bendita fraternidade que continuamente te prego, lembrar-te-ei aquelas comoventes palavras de São João: 'Filioli mei, non diligamus verbo neque lingua, sed opere et veritate' - Filhinhos, não amemos com a palavra ou com a língua, mas com obras e de verdade."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-461.htm

"'Ideo omnia sustineo propter electos' - tudo sofro pelos escolhidos - 'ut et ipsi salutem consequantur' - para que eles obtenham a salvação - 'quae est in Christo Jesu' - que está em Cristo Jesus.

- Bom modo de viver a Comunhão dos Santos!

- Pede ao Senhor que te dê este espírito de São Paulo."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-550.htm

"Na Igreja de Jerusalém a comunidade propôs dois para serem sorteados: 'José, de apelido Barsabas, chamado justo, e Matias' (At 1, 23). Foi precisamente este o pré-escolhido, de modo que 'foi associado aos onze Apóstolos' (At 1, 26). Dele nada mais sabemos, a não ser que também tinha sido testemunha de toda a vicissitude terrena de Jesus (cf. At 1, 21-22), permanecendo-lhe fiel até ao fim. À grandeza desta sua fidelidade acrescenta-se depois a chamada divina a ocupar o lugar de Judas, como para compensar a sua traição. Tiramos disto mais uma lição: mesmo se na Igreja não faltam cristãos indignos e traidores, compete a cada um de nós equilibrar o mal que eles praticam com o nosso testemunho transparente a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20061018.html

"Nós — explicou — recebemos este dom como sorte: a amizade do Senhor. Esta é a nossa vocação: viver como amigos do Senhor, amigos do Senhor."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francescomobile/pt/cotidie/2018/documents/papa-francesco-cotidie_20180514_amigo-ate-fim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário