sábado, 22 de maio de 2021

Catequese diária - 22/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 21,20-25)

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”

22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

Santo do dia: Santa Rita de Cássia.


Santos Casto e Emílio.

Santa Humildade (Rosana Negusanti).


By Pietro Lorenzetti - Transferred from en.wikipedia; transferred to Commons by User:Off2riorob using CommonsHelper.. Original uploader was Pethan at en.wikipedia 12 August 2004 (original upload date) http://gallery.euroweb.hu/html/l/lorenzet/pietro/6umilta.html Web Gallery of Art:   Image  Info about artwork, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6827819

Beata Maria Domingas Brun Barbantini.

Beato Matias de Arima.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A cada ano desaparecem milhares de espécies vegetais e animais que nossos filhos não poderão conhecer, perdidas para sempre. Por nossa causa, milhares de espécies não darão glória a Deus com a sua existência. Não temos esse direito. #Biodiversidade #SemanaLaudatoSi

"Que ninguém diga que foi posto de lado porque não lhe foi atribuída uma promoção. Recordemos que o Senhor Jesus preferiu Pedro a João, mas não foi por ter conferido a primazia a Pedro que retirou o seu afeto a João. Ele confiou a sua Igreja a Pedro; a João, entregou sua Mãe muito amada (cf Jo 19,27). Deu a Pedro as chaves do seu reino (cf Mt 16,19); a João, mostrou os segredos do seu coração (cf Jo 13,25). Por conseguinte, Pedro ocupa uma posição elevada, mas o lugar de João é mais seguro. Embora tivesse recebido o poder, quando Jesus declarou: 'Um de vós há de entregar-Me' (Jo 13,21), Pedro tremeu e assustou-se como os outros; João, por sua vez, instigado por Pedro e animado pela sua proximidade ao Senhor, perguntou-Lhe de quem falava."
(Santo Aelredo de Rievaulx)


"Hoje, o Senhor repete a mim, a vós e a todos os Pastores: Segue-Me! Não percas tempo em questões ou conversas inúteis; não te detenhas nas coisas secundárias, mas fixa-te no essencial e segue-Me. Segue-Me, não obstante as dificuldades. Segue-me na pregação do Evangelho. Segue-Me no testemunho duma vida que corresponda ao dom de graça do Batismo e da Ordenação. Segue-Me quando falas de Mim às pessoas com quem vives dia-a-dia, na fadiga do trabalho, do diálogo e da amizade. Segue-Me no anúncio do Evangelho a todos, especialmente aos últimos, para que a ninguém falte a Palavra de vida, que liberta de todo o medo e dá a confiança na fidelidade de Deus. Tu segue-Me!"
(Papa Francisco)


"Mas qual é a mensagem que esta Santa nos transmite? É uma mensagem que emerge da sua vida:  humildade e obediência foram a via pela qual Rita caminhou para uma semelhança sempre mais perfeita ao Crucificado. O estigma que brilha na sua testa é a autenticação da sua maturidade cristã. Na Cruz com Jesus, ela de certo modo formou-se naquele amor, que tinha já conhecido e expresso de maneira heroica entre as paredes de casa e na participação nas vicissitudes da sua cidade.
Seguindo a espiritualidade de Santo Agostinho, fez-se discípula do Crucificado e, 'perita no sofrer', aprendeu a entender os sofrimentos do coração humano. Rita tornou-se assim advogada dos pobres e dos desesperados, obtendo para quem a tenha invocado nas mais diversas situações inúmeras graças de consolação e de conforto."
(São João Paulo II)


Nenhum comentário:

Postar um comentário