quinta-feira, 20 de maio de 2021

Catequese diária - 20/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 17,20-26)

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

Santo do dia: São Bernardino de Sena.


Por Antonio Raggi - User:JoJan, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=396940

São Lúcifer de Cagliari.


By Sailko - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=95812374

Beata Colomba de Rieti.


Beata Maria Crescência Pérez.


By Anonymous - http://hagiopedia.blogspot.com/2013/05/beata-maria-crescencia-perez-maria.html, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83051262

Em 20 de maio, a abertura do Ano Inaciano 2021-2022:

"Os jesuítas preparam-se para celebrar o Ano Inaciano, convocado pelo Superior Geral da Companhia de Jesus e Vice-Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Gregoriana, Pe. Arturo Sosa Abascal S.J..

A abertura das celebrações será na quinta-feira, 20 de maio, data em que, no ano de 1521, Inácio de Loyola foi ferido durante a batalha de Pamplona (Espanha) o que o obrigou a uma longa convalescença. E foi precisamente neste tempo que teve início a sua conversão: 'Porém, quer o irmão como todas as outras pessoas da casa perceberam a partir do comportamento exterior a mudança que ocorrera internamente na sua alma' (Autobiografia, 10)."


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Neste 500º aniversário em que Santo Inácio foi ferido em Pamplona, convido todos a unirem-se neste caminho de conversão com o peregrino Inácio, para que possamos ser renovados e ver novas todas as coisas em Cristo. #Ignatius500

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos hoje pelas vítimas da crise climática e continuemos a trabalhar para que a Terra seja realmente uma casa comum onde todos possam ter seu lugar. #SemanaLaudatoSi

"Depois de tudo ter realizado e de ter assumido por nós uma natureza humana, Cristo, nosso Deus, Jesus, o absolutamente perfeito, subiu ao Céu e, como fruto do seu combate, deixou-nos a sua paz, dizendo: 'Deixo-vos a minha paz' (Jo 14,27).
(...)
Exultai e enchei-vos de alegria vendo o amor de Deus pelo homem! Temos a vida sob os nossos olhos, a alegria diante de nós, a felicidade a nossos pés! A porta está aberta! Correi e tomai, pois a ninguém faltará a energia para o fazer!"
(São Teodoro Estudita)


"O esforço de cada um de vós, isolado, é ineficaz. - Se vos unir a caridade de Cristo, ficareis maravilhados com a eficácia."
(São Josemaría Escrivá)


"Se se encontrarem sempre mais assiduamente diante de Cristo na oração, poderão ganhar coragem para enfrentar toda a dolorosa realidade humana das divisões, e reencontrar-se-ão juntos naquela comunidade da Igreja que Cristo forma incessantemente no Espírito Santo, apesar de todas as debilidades e limitações humanas.
A comunhão na oração induz a ver com olhos novos a Igreja e o cristianismo. Com efeito, não se deve esquecer que o Senhor implorou do Pai a unidade dos Seus discípulos, para que servisse de testemunho à sua missão e o mundo pudesse acreditar que o Pai O tinha enviado (cf Jo 17,21)."
(São João Paulo II)


Nenhum comentário:

Postar um comentário