sábado, 1 de maio de 2021

Catequese diária - 1°/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 14,7-14)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”

9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

By Jl FilpoC - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=78213464

Santo do dia: São Peregrino Laziosi.

São Ricardo Pampuri.

By Ettore Timi - http://it.wikipedia.org/wiki/San_Riccardo_Pampuri, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2583357

Novena pelas almas do Purgatório:

https://espacojames.com.br/?cat=54&id=9238


Papa Francisco
@Pontifex_pt
No mês de maio elevemos o olhar à Mãe de Deus, sinal de consolação e esperança segura, e #RezemosJuntos o Rosário para enfrentar juntos as provações deste tempo e estar ainda mais unidos como família espiritual.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O trabalho de São José lembra-nos que o próprio Deus feito homem não desdenhou o trabalho. Peçamos a #SãoJoséOperário para encontrarmos caminhos onde possamos nos comprometer em dizer: nenhum jovem, nenhuma pessoa, nenhuma família sem trabalho!

"Cristo é Deus colocado ao nosso alcance, com a forma humana. Após a Última Ceia, Filipe pediu a Jesus: 'Senhor, mostra-nos o Pai' (Jo 14,8); e Nosso Senhor respondeu-lhe com uma frase solene, que contém a chave do mistério: 'Quem Me vê, vê o Pai'.

Assim, pois, em Jesus Cristo, tudo é uma revelação de Deus. [...] Aos pés de Jesus, aprendemos a conhecer as perfeições de Deus; é pela meditação das suas palavras e dos seus atos, dos seus sofrimentos e da sua morte, que penetramos os segredos da misericórdia infinita."

(Beato Columba Marmion)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Como dizíamos, José era um artesão da Galileia, um homem como tantos outros. E o que pode esperar da vida um habitante de uma aldeia perdida como Nazaré? Apenas trabalho, todos os dias, sempre com o mesmo esforço. E, no fim da jornada, uma casa pobre e pequena, para recuperar as forças e recomeçar a tarefa no dia seguinte.

(...)

José era efetivamente um homem comum, em quem Deus confiou para realizar coisas grandes. Soube viver - tal e como o Senhor queria - todos e cada um dos acontecimentos que compuseram a sua vida. Por isso, a Santa Escritura louva José afirmando dele que era justo. E, na língua hebraica, justo quer dizer piedoso, servidor irrepreensível de Deus, cumpridor da vontade divina ; outras vezes, significa bom e caridoso para com o próximo. Numa palavra, justo é aquele que ama a Deus e demonstra esse amor cumprindo os mandamentos divinos e orientando toda a vida para o serviço de seus irmãos, os homens."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-5.htm

"Ao aproximar-se o mês de Maio, consagrado a Maria Santíssima pela piedade dos fiéis, o nosso espírito exulta ao pensar no espetáculo comovente de fé e de amor que, dentro em breve, será oferecido em todas as partes da terra em honra da Rainha do céu. Na verdade, é um mês em que, nos templos e entre as paredes domésticas, sobe dos corações dos cristãos até Maria a homenagem mais ardente e afetuosa da prece e da veneração. E é também o mês em que mais copiosos e mais abundantes descem até nós, do seu trono, os dons da misericórdia divina.

Muito nos agrada e consola este piedoso exercício, tão honroso para a Virgem e tão rico de frutos espirituais para o povo cristão. Maria é sempre caminho que leva a Cristo. Nenhum encontro com ela pode deixar de ser encontro com o próprio Cristo. E que outra coisa significa o recurso contínuo, a Maria, senão procurar, entre os seus braços, nela, por ela e com ela, Cristo nosso Salvador, a quem os homens, no meio dos desvarios e dos perigos da terra, têm o dever e sentem constante necessidade de dirigir-se, como a porto de salvação e fonte transcendente de vida?"

(São Paulo VI)

http://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_29041965_mense-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário