domingo, 23 de maio de 2021

Catequese diária - 23/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 20.19-23)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

SOLENIDADE DE PENTECOSTES


Vinde, Espírito Santo!

Sequência de Pentecostes:


Santo do dia: São João Batista de Rossi.


São Desidério de Langres.


By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16471826

Santos mártires da Mesopotâmia.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Abramos também hoje nossos corações ao dom do Espírito Santo, que nos faz sentir toda a beleza e verdade do amor de Deus em Cristo morto e ressuscitado. E impele-nos a sair, a testemunhar este Amor que sempre nos precede com a sua misericórdia. #Pentecostes

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Espírito Santo, o amor de Deus, age no nosso espírito. Visita «o íntimo do coração», como «doce hóspede da alma». É a ternura de Deus em pessoa, que não nos deixa sozinhos. #Pentecostes

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pela situação na Colômbia, que continua a ser preocupante. Exorto todos a evitar, por razões humanitárias, comportamentos nocivos para a população no exercício do direito à manifestação pacífica.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezemos também pelas populações da cidade de Goma, na República Democrática do Congo, obrigados a fugir por causa da erupção do grande vulcão Nyiragongo.

SANTA MISSA NA SOLENIDADE DE PENTECOSTES

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

Basílica de São Pedro
Domingo, 23 de maio de 2021


"Permanecer juntos foi a condição exigida por Jesus para receber o dom do Espírito Santo; pressuposto da sua concórdia foi uma oração prolongada. Desta forma, encontramos delineada uma formidável lição para cada comunidade cristã. Por vezes pensa-se que a eficiência missionária dependa principalmente de uma programação atenta e da sucessiva inteligente realização mediante um empenho concreto. Sem dúvida, o Senhor pede a nossa colaboração, mas antes de qualquer resposta nossa é necessária a sua iniciativa: é o seu Espírito o verdadeiro protagonista da Igreja. As raízes do nosso ser e do nosso agir estão no silêncio sábio e providente de Deus."
(Papa Bento XVI)


"Sinto o amor dentro de mim: e quero cultivar o trato com Ele, ser seu amigo, seu confidente..., facilitar-lhe o trabalho de polir, de arrancar, de inflamar... Não saberei fazê-lo, mas Ele me dará forças, Ele fará tudo, se eu quiser... e como quero! Divino Hóspede, Mestre, Luz, Guia, Amor: que o pobre burrico saiba acolher-te, e escutar tuas lições, e inflamar-se, e seguir-te e amar-te. Propósito: frequentar, se possível sem interrupção, a amizade e o convívio amoroso e dócil com o Espírito Santo. Veni Sancte Spiritus!..."
(São Josemaría Escrivá)


"'Todo o Monte Sinai fumegava, porque o Senhor havia descido sobre ele no meio de chamas', diz o Êxodo (v.18). [...] Aqueles que tinham sido abrasados pelo fogo do Espírito Santo não poderiam deixar de arder; e, assim como o fumo assinala a presença do fogo, assim também o fogo do Espírito Santo manifestou a sua presença no coração dos apóstolos, revelando-Se pela segurança dos seus discursos e a diversidade das línguas que falavam. Felizes os corações que estão cheios deste fogo! Felizes os homens que ardem com este calor! 'Todo o monte estremecia violentamente, e os sons da trombeta repercutiam-se cada vez mais' (vv.18-19) [...]; também a voz dos apóstolos e a sua pregação se tornaram cada vez mais fortes, fazendo-se ouvir cada vez mais longe, até que 'por toda a Terra caminha o seu eco, até aos confins do Universo a sua palavra' (Sl 18,5)."
(São Bruno de Segni)



Nenhum comentário:

Postar um comentário