terça-feira, 25 de maio de 2021

Catequese diária - 25/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 10,28-31)

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

Santo do dia: São Beda, o Venerável.


Por James Doyle Penrose - http://www.bible-researcher.com/bede.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25191988

Santa Maria Madalena de Pazzi.


By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/65/4b/9ca526d3cb16a5755e2824317e64.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0032625.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/z7d7bhej CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36604150

Santa Madalena Sofia Barat.


São Gregório VII, papa.


Beatificada Freira assassinada pelo “Sendero Luminoso”

Papa reconhece martírio da peruana Serva de Deus Irmã Maria Agostina Rivas López, Aguchita, e autoriza promulgação de decretos que reconhecem mais seis Servos de Deus.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O ano #LaudatoSi’ culminará com um projeto de ação concreta, a Laudato si’ Action Platform, um caminho que envolverá de diversas formas nossas comunidades, para que se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral.


"Vai ao apostolado disposto a dar tudo, e não a procurar algo de terreno."
(São Josemaría Escrivá)


"O Senhor não sabe conceder menos que tudo. Quando ele concede algo, doa-se a si mesmo, que é tudo."
"Tudo na cruz, tudo com perseguições, juntamente com as perseguições."
"Jesus doa-se totalmente a si mesmo, porque a plenitude de Deus é aniquilada na cruz."
"Os santos, o próprio Pedro, receberam-na. E no meio das provações, das dificuldades mantiveram o rosto alegre, os olhos contentes e a alegria no coração. Este é o sinal."
(Papa Francisco)


[Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer-lhe:] 
"Por quê o número cem? Porque é o número perfeito, ao qual nada pode ser acrescentado, a não ser que se volte ao princípio na contagem. Também a caridade é a mais perfeita de todas as virtudes; é impossível alguém elevar-se a uma virtude mais perfeita, e só se pode aumentar a sua perfeição voltando ao princípio no conhecimento pessoal e dando início a uma nova centena de méritos; mas acaba-se sempre a contagem quando se chega ao número cem. É esse o cêntuplo que dou aos que Me entregaram o um da sua vontade própria, seja pela obediência comum, seja pela obediência particular.

E com este cêntuplo chegareis à vida eterna. [...] Este cêntuplo é o fogo da caridade divina. É porque receberam de Mim este cêntuplo que se encontram num estado de maravilhosa alegria, que lhes toma totalmente conta do coração."


"'Vem e segue-Me!'. Eis a vocação cristã que brota de uma proposta de amor do Senhor, e que só se pode realizar graças a uma nossa resposta de amor. Jesus convida os seus discípulos ao dom total da sua vida, sem cálculos nem vantagens humanas, com uma confiança em Deus sem hesitações. Os santos acolhem este convite exigente, e põem-se com docilidade humilde no seguimento de Cristo crucificado e ressuscitado. A sua perfeição, na lógica da fé por vezes humanamente incompreensível, consiste em não colocar a si mesmos no centro, mas em escolher ir contra a corrente vivendo segundo o Evangelho." 
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário