domingo, 30 de maio de 2021

Catequese diária - 30/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 28,16-20)

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.

17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.

18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Santo do dia: Santa Joana d'Arc.


São Gavino da Sardenha.

Santos Basílio e Emília.

Beato Otto Neururer.

Beata Maria Celina da Apresentação da Santíssima Virgem Maria.

Beata Marta Maria Wiecka.


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Espírito Santo leva-nos a amar não só àqueles que nos amam e pensam como nós, mas a todos, como Jesus nos ensinou. Torna-nos capazes de perdoar aos inimigos, e as injustiças sofridas. Impele-nos a ser ativos e criativos no amor.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O mistério da #SantíssimaTrindade é imenso, supera as capacidades da nossa mente, mas fala ao nosso coração, porque o encontramos incluído naquela expressão de São João que resume toda a Revelação: "Deus é amor".

"É por isto que o batismo do nosso novo nascimento é colocado sob o signo destes três artigos. Deus Pai concede-no-lo, com vista ao nosso novo nascimento em seu Filho, pelo Espírito Santo. Porque aqueles que trazem em si o Espírito Santo são conduzidos ao Verbo, que é o Filho, o Filho condu-los ao Pai, e o Pai concede-lhes a imortalidade. Sem o Espírito, é impossível ver o Verbo de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai. Porque o conhecimento do Pai é o Filho; o conhecimento do Filho faz-se pelo Espírito Santo; e o Filho concede o Espírito segundo a complacência do Pai."
(Santo Ireneu de Lyon)


"E, na medida em que é amor, Deus, embora seja um e único, não é solidão, mas comunhão, entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Porque o amor é essencialmente dom de si e, na sua realidade original e infinita, é Pai que se entrega gerando o Filho, que por sua vez se entrega ao Pai, e o seu amor recíproco é o Espírito Santo, vínculo da sua unidade."
(Papa Francisco)


"Na sua humildade dócil, a Virgem Maria fez-se serva do Amor divino:  acolheu a vontade do Pai e concebeu o Filho por obra do Espírito Santo. Nela o Todo-Poderoso construiu para si um templo digno dele, fazendo do mesmo o modelo e a imagem da Igreja, mistério e casa de comunhão para todos os homens. Maria, espelho da Santíssima Trindade, nos ajude a crescer na fé no mistério trinitário."
(Papa Bento XVI)


"A Trindade apaixonou-se pelo homem, elevado à ordem da graça e feito à sua imagem e semelhança, redimiu-o do pecado - do pecado de Adão que se propagou a toda a sua descendência e dos pecados pessoais de cada um - e deseja vivamente morar na nossa alma, como diz o Evangelho: se alguém Me ama, guardará a minha palavra, e Meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele morada."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário