quarta-feira, 12 de maio de 2021

Catequese diária - 12/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 16,12-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

Santo do dia: Santos Nereu e Aquiles.


São Pancrácio.

By Didier Descouens - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71126963

São Domingos da Calçada.

By BigSus - Own work, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4936590

Beata Imelda Lambertini.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Rezar não é fácil. Cada vez que queremos fazer isso, nos vêm à mente tantas outras atividades que parecem mais urgentes. Quase sempre, depois de ter adiado a #oração, percebemos que essas coisas não eram essenciais. O inimigo nos engana assim. #AudiênciaGeral

" - Deus é meu Pai! - Se meditares nisto, não sairás dessa consoladora consideração.

- Jesus é meu Amigo íntimo! (outra descoberta), que me ama com toda a divina loucura do seu Coração.

- O Espírito Santo é meu Consolador!, que me guia nos passos de todo o meu caminho.

Pensa bem nisso. - Tu és de Deus..., e Deus é teu."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-2.htm

"'Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus' (1Cor 2,11). Ora, o Seu Espírito, que O revela, faz-nos conhecer a Cristo, o seu Verbo, a sua Palavra viva; mas não Se diz a Si próprio. Aquele que 'falou pelos profetas' faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas a Ele, não O ouvimos; só O conhecemos no movimento em que Ele nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-lo na fé."

(Catecismo da Igreja Católica)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O primeiro dom de cada existência cristã é o Espírito Santo. Não é um dos muitos dons, mas o Dom fundamental. O Espírito é o dom que Jesus prometeu nos enviar. Sem o Espírito, não há relação com Cristo e com o Pai, porque o Espírito abre o nosso coração à presença de Deus e atrai-o para aquele 'vórtice' de amor que é o coração do próprio Deus. Não somos apenas hóspedes e peregrinos no caminho sobre esta terra, somos também hóspedes e peregrinos no mistério da Trindade. Somos como Abraão, que um dia, acolhendo três caminhantes na sua tenda, encontrou Deus."

(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-audiencia-geral-espirito-santo-memoria-trinitaria.html

"Mas olhemos para o Evangelho de hoje, no qual Jesus afirma: 'Quando vier o Espírito da Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total' (Jo 16, 13). Aqui Jesus, falando do Espírito Santo, explica-nos o que é a Igreja e como ela deva viver para ser ela mesma, para ser o lugar da unidade e da comunhão na Verdade: diz-nos que agir como cristãos significa não nos fecharmos no próprio 'eu', mas orientarmo-nos para o todo: significa acolher em nós mesmos a Igreja inteira ou, ainda melhor, deixar que ela nos acolha interiormente. Então, quando eu falo, penso, ajo como cristão, não o faço fechando-me no meu eu, mas faço-o sempre no todo e a partir do todo: assim o Espírito Santo, Espírito de unidade e de verdade, pode continuar a ressoar nos nossos corações e nas mentes dos homens e estimulá-los a encontrar-se e a aceitar-se uns aos outros. O Espírito, precisamente pelo fato de que age desta forma, introduz-nos em toda a verdade, que é Jesus, guia-nos no seu aprofundamento e compreensão: não crescemos no conhecimento fechando-nos no nosso eu, mas unicamente tornando-nos capazes de ouvir e partilhar, só no «nós» da Igreja, com uma atitude de profunda humildade interior."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120527_pentecoste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário