quarta-feira, 5 de maio de 2021

Catequese diária - 5/05/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 15,1-8)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Santo do dia: Santo Ângelo de Jerusalém.

Por Artist unknown - http://www.catholic-forum.com/Saints/sainta0p.htm, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1475412

São Máximo de Jerusalém.

Santo Hilário de Arles.


São Núncio Sulprício.

Beato Benvindo Mareni.

Beato Gregório Frackowiak.

Beata Catarina Cittadini.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Na contemplação amorosa, típica da #oração mais íntima, não são necessárias muitas palavras: basta um olhar, basta estar convencidos de que a nossa vida está circundada por um amor grande e fiel, do qual nada nos poderá separar. #AudiênciaGeral

Homilia do padre Paulo Ricardo:

"Eu sou a videira e vós os ramos"

https://youtu.be/tQuZ08K_v0k

"'Sem Mim nada podeis fazer', disse o Senhor. - E disse-o para que tu e eu não consideremos como nossos, êxitos que são dEle. - "'Sine me nihil!...'"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-37.htm

"E interrogo-me: qual é a relação entre Jesus que permanece em mim e eu que permaneço nele? É uma relação de intimidade, uma relação mística, uma relação sem palavras. 'Mas padre, isto é para os místicos!'. Não, isto é para todos nós. Com pequenos pensamentos: 'Senhor, sei que Tu estás aqui [em mim]: dá-me força e farei o que Tu me disseres!'. Este diálogo de intimidade com o Senhor. O Senhor está presente, o Senhor está presente em nós, o Pai está presente em nós, o Espírito está presente em nós; permanecem em nós. Mas devo permanecer neles...

(...)

Esta é a ajuda: as provações, as dificuldades da vida, até as correções que o Senhor nos faz. Mas não paremos aqui. Entre a videira e os ramos existe este permanecer íntimo. Os ramos, nós, precisamos da seiva, a videira tem necessidade dos frutos, do testemunho."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2020/documents/papa-francesco-cotidie_20200513_come-itralci-e-lavite.html

"Qualquer que seja a etapa onde se encontra a alma, o seu trabalho nunca é senão um trabalho de colaboração. A alma não está só: Deus trabalha nela e com ela; Ele é sempre o primeiro autor dos seus progressos.

(...)

À medida que a alma avança e supera os obstáculos, a sua vida interior vai-se tornando mais homogénea, mais regular, mais unida, e a ação de Deus faz-se sentir com mais intensidade, porque tem mais liberdade para se exercer, encontra menos resistência e mais disponibilidade na alma; começamos então a progredir rapidamente no caminho da perfeição."

(Beato Columba Marmion)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário