segunda-feira, 11 de maio de 2020

Catequese diária - 11/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 14,21-26)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Santo do dia: Santo Inácio de Laconi.


São Francisco de Jerônimo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que fez o Espírito Santo em nós? Ele nos recorda tudo o que Jesus disse, nos ensina a compreendê-lo sempre mais, a crescer na compreensão da fé; nos acompanha e nos ampara no discernimento, nos ilumina nas pequenas e grandes decisões da vida. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes dias, muitas pessoas perderam o emprego. Rezemos pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem com a falta de trabalho. #RezemosJuntos

"Não  são simples promessas. São o âmago, a realidade de uma vida autêntica: a vida da graça, que nos impele a entrar numa relação pessoal e direta com Deus. Se observardes os meus preceitos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei os preceitos de meu Pai e permaneço no seu amor. Esta afirmação de Jesus, no discurso da Última Ceia, é o melhor preâmbulo para o dia da Ascensão. Cristo sabia que era necessário ir-se embora porque, de um modo misterioso que não acertamos a compreender, depois da Ascensão é que chegaria - numa nova efusão de Amor divino - a terceira Pessoa da Trindade Santíssima: Digo-vos a verdade: convém que eu vá. Se não for, o Paráclito não virá a vós. Mas, se for, eu vo-lo enviarei.
Foi-se e envia-nos o Espírito Santo, que governa e santifica a nossa alma."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-118.htm

"Examinai-vos cuidadosamente a vós próprios, irmãos muito amados; perguntai-vos se amais verdadeiramente a Deus. Mas não vos fieis na resposta do vosso coração sem a comparar com os vossos atos."
(São Gregório Magno)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/nos-viremos-a-ele-e-faremos-nele-a-nossa-morada-sao-gregorio-magno-c-540-604-papa-doutor-da-igreja-homilias-sobre-os-evangelhos-n-30/

"Que grande é esta alma! Que privilégio foi concedido aos seus méritos: possuir em si a presença divina, ser considerada digna de a acolher e capaz de a conter, e mesmo de ser alargada a dimensões em que a sua ação majestosa possa mover-se. Este crescimento fez dela o Templo santo do Senhor (cf Ef 2,21), um crescimento na medida da caridade, que é a dimensão da alma."
(Santa Gertrudes de Helfta)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Efetivamente, Maria foi a primeira que observou de maneira plena a palavra do seu Filho, demonstrando deste modo que O ama não apenas como Mãe, mas ainda antes como serva humilde e obediente; por isso, Deus Pai amou-a e nela a Santíssima Trindade fez a sua morada. Além disso, quando Jesus promete aos seus amigos que o Espírito Santo os assistirá, ajudando-os a recordar cada uma das suas palavras e a compreendê-las profundamente (cf. Jo 14, 26), como não pensar em Maria, que no seu coração, templo do Espírito, meditava e interpretava fielmente tudo aquilo que o seu Filho dizia e fazia? Deste modo, já antes e sobretudo depois da Páscoa, a Mãe de Jesus tornou-se também a Mãe e o modelo da Igreja."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2010/documents/hf_ben-xvi_reg_20100509.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário