quinta-feira, 21 de maio de 2020

Catequese diária - 21/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 16,16-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”

18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Santo do dia: Santo Eugênio de Mazenod.


Por N.N. - http://en.wikipedia.org/wiki/File:St_eugene.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8012169

São Cristóvão de Magalhães e companheiros mártires.


Santo Hemming de Turku.

Beatos Manuel Gómez González e Adílio Daronch.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Receber a alegria do Espírito é uma graça; e é a única força que podemos ter para pregar o Evangelho, confessar a fé no Senhor. Fé é testemunhar a alegria que nos dá o Senhor. Alegria assim, uma pessoa não a pode conseguir só por si mesma.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quando uma pessoa segue feliz Jesus, porque se sente atraída por Ele, os outros dão-se conta disso; e podem maravilhar-se. A alegria que transparece nas pessoas que são atraídas por Cristo e pelo seu Espírito é o que pode tornar fecunda qualquer iniciativa missionária.

"À dor seguiu-se a alegria luminosa da Ressurreição. Que fundamento tão claro e tão firme para a nossa fé! Não deveríamos continuar duvidando. Mas talvez ainda sejamos fracos, como os Apóstolos, e perguntemos a Cristo neste dia da Ascensão: É agora que vais restaurar o reino de Israel? ; é agora que vão desaparecer definitivamente todas as nossas perplexidades e todas as nossas misérias?
O Senhor responde-nos subindo aos céus.
(...)
Mas penso também que esta tristeza, própria do dia da Ascensão, é uma manifestação do amor que sentimos por Jesus, Senhor Nosso. Sendo perfeito Deus, Ele se fez homem, perfeito homem, carne da nossa carne e sangue do nosso sangue. E separa-se de nós, indo para o céu. Como não havíamos de notar a sua falta?"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-117.htm

"Com efeito, não há humildade que seja tão grande como a de Cristo, pois, sendo Deus, quis tornar-Se homem; sendo Senhor, quis assumir a condição de escravo, tornando-Se obediente até à morte (cf Fil 2,7), e desceu aos infernos; por tudo isso, mereceu ser exaltado até ao Céu, ao trono de Deus. Com efeito, a humildade é o caminho que conduz à exaltação: 'aquele que se humilha será exaltado', diz o Senhor (Lc 14,11); e São Paulo escreve aos Efésios (4,10): 'aquele que desceu foi o mesmo que subiu acima dos Céus'.
(São Tomás de Aquino)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário