sexta-feira, 15 de maio de 2020

Catequese diária - 15/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 15,12-17)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Santo do dia: Santo Isidoro, o Lavrador.


CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=183298

Santa Joana de Lestonnac.


By MariaAna 00 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=48681159

Beato André Abellon.

Hoje é o Dia Internacional da Família!

Busquemos aplicar em nosso lar o exemplo da Sagrada Família de Nazaré. Rezemos e procuremos restaurar na sociedade a família à luz da fé.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje é o Dia Mundial da #Família: rezemos pelas famílias, para que cresça nelas o Espírito do Senhor, o espírito de amor, de respeito, de liberdade. #RezemosJuntos

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A perfeição do caminho para seguir Jesus não é a rigidez, que leva à tribulação, mas o espírito da liberdade evangélica que leva à alegria. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

À luz dos acontecimentos dramáticos que têm marcado o ano de 2020, nesta Mensagem dedicada às pessoas deslocadas internamente quero englobar todos aqueles que vivem experiências de precariedade e marginalização por causa da Covid-19.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO

[27 de setembro de 2020]

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/migration/documents/papa-francesco_20200513_world-migrants-day-2020.html

"Jesus Nosso Senhor amou tanto os homens, que encarnou, tomou a nossa natureza e viveu em contato diário com pobres e ricos, com justos e pecadores, com novos e velhos, com gentios e judeus. Dialogou constantemente com todos: com os que gostavam dele e com os que só procuravam a maneira de retorcer as suas palavras, para o condenar. - Procura comportar-te como Nosso Senhor."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-pt/dailytext/o-mandamento-novo-do-amor/

"Mas a capacidade de aceitar o sofrimento por amor do bem, da verdade e da justiça é também constitutiva da grandeza da humanidade, porque se, em definitivo, o meu bem-estar, a minha incolumidade, é mais importante que a verdade e a justiça, então vigora o domínio do mais forte; então reinam a violência e a mentira. […]
Sofrer com o outro, pelos outros; sofrer por amor da verdade e da justiça, sofrer por causa do amor e para vir a ser uma pessoa que ama verdadeiramente: estes são elementos fundamentais de humanidade; o seu abandono destruiria o próprio ser humano."
(Papa Bento XVI)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/amai-vos-uns-aos-outros-como-eu-vos-amei-bento-xvi-papa-de-2005-a-2013/

"A lei da graça ensina diretamente aqueles que conduz a imitarem o próprio Deus, que de tal maneira nos amou mais do que a Si próprio, se assim podemos dizer (e note-se que, por causa do pecado, éramos seus inimigos), que veio ao nosso ser, Ele que está acima de todos os seres, que Se fez homem, que quis ser um homem como os outros, e que não rejeitou assumir a nossa condenação.
E, assim como por economia Se fez homem, assim nos divinizou pela graça, a fim de que aprendêssemos, não somente a ligar-nos naturalmente uns aos outros e a amar-nos espiritualmente uns aos outros como nos amamos a nós próprios, mas também a cuidar divinamente uns dos outros mais do que de nós próprios, e a dar provas do amor que temos uns aos outros escolhendo, por virtude, morrer voluntariamente uns pelos outros. Pois Cristo afirma que não há maior amor que o de dar a vida pelos amigos."
(São Máximo, o Confessor)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário